A mediação em conflitos familiares

Os conflitos familiares são uma realidade bastante presente nos dias de hoje. Em um mundo onde os laços afetivos parecem cada vez mais distantes, não são poucas as situações conflituosas vivenciadas por uma família. Assim, é preciso ter muito trato para lidar com essas questões da forma correta, sem gerar um desgaste desnecessário ao envolvidos.

Nesse sentido, a mediação surge como uma opção muito atrativa às famílias que pretendem preservar a harmonia no lar. Isso ainda pode ser feito de forma online e aliada à tecnologia, entenda melhor no site.

Situações como um divórcio, uma separação podem significar intensos problemas ao convívio familiar. Na verdade, costumam ser um reflexo, justamente, de uma falta de harmonia. O problema é ainda mais grave quando se tem crianças ou adolescentes envolvidos. Isso porque, em um divórcio, por exemplo, há uma série de mudanças na vida de todos os integrantes do grupo familiar. Mas, com certeza, quem mais sentirá o impacto são os filhos.

Porém, é importante lembrar que não são apenas os conflitos mais graves que podem atrapalhar a harmonia da família. Aliás, não é nem o mais comum. Pois, quando analisamos os motivos dos conflitos familiares, percebe-se que, a maioria inicia-se de pequenos atritos. Afinal mesmo o mais pequenino dos problemas pode virar uma tremenda dor de cabeça, se não tratado da forma adequada. Por isso, é tão importante o uso da mediação em conflitos familiares. Dessa forma, a essência da família não se perde por brigas desgastantes e intermináveis.

De que forma a mediação pode ajudar nas relações familiares?

A mediação, por ser uma forma consensual para resolver conflitos, possui um leque imenso de possibilidades de uso. E quando falamos dela, é preciso pensar em sentido amplo, não apenas no sentido legal, trazido pela lei de mediação. É preciso lembrar, que a mediação usa de várias técnicas para chegar ao sonhado acordo. E são essas técnicas que podem e devem ser aplicadas no âmbito familiar, para que ocorra, de certo modo, a mediação em si.

Em linhas gerais, a mediação é uma negociação, onde as partes com interesses conflitantes dialogam e tentam alcançar um acordo. É conduzida por um terceiro, alheio à relação jurídica e imparcial, que tem por objetivo promover o diálogo entre os envolvidos.

Dessa forma, por a família ser a base da sociedade, tendo inclusive proteção constitucional, há de se convir que merece uma atenção especial. Nesse sentido, é muito importante o uso da mediação em conflitos familiares, para prevenir o desgaste que essas situações podem causar à família.

Assim, é preciso que haja sempre o foco no diálogo e no entendimento, a fim de compreender o que levou àquela situação. Nesse sentido, é importante implantar no ambiente familiar uma cultura para tratar o conflito de forma adequada. Nesse cerne, antes de se acusar A ou B, é preciso buscar entender o contexto real da situação, os motivos e circunstâncias. Só então, sem julgamentos ou preconceitos, é que se poderá chegar a uma solução que contente a ambos os lados. Por isso, todo conflito que puder ser substituído por consenso sempre virá muito bem à calhar. É aí que repousa a relevância da mediação em conflitos familiares, na preservação dos laços de afeto e respeito que se constroem ao longo de anos de convívio.

Considerações Finais

Na maioria das vezes o diálogo é o melhor caminho. E quando se fala em família, cremos ser um desses casos. Afinal, é preciso ter muito zelo por algo tão importante. Em especial quando se tratam de crianças, é crucial que os pais desenvolvam nos filhos essa ideia de não-conflito. O diálogo e o entendimento sempre devem preponderar, em qualquer circunstância. Portanto, a mediação em conflitos familiares deve ser vista como tendência, para diminuir o atrito que decorre desses pequenos litígios e melhorar a vida em família.

Gostou do artigo?

Assim como esse, há outros posts no Blog da Arbtrato. Além disso, para saber mais sobre a  Arbitragem e Mediação Online, confira   plataforma da Arbtrato   , desenvolvida para apoiar as de forma rápida e independente processos de mediação e arbitragem .