Como advogar na arbitragem online?

Quais as características do perfil do advogado ingressante neste setor.

Muito tem se falado sobre a profissionalização da advocacia, sobre o advogado estar nas redes sociais, aprender a fazer um marketing jurídico ético dentro do meio digital, bem como aprender habilidades de gestão, outrora não compreendidas no ensino da maioria das faculdades de direito.

Entretanto, pouco tem se falado o que a tecnologia altera na prática da advocacia em si, como fazer petições, relacionar-se com clientes, encontrar formas de resolver os problemas de seus clientes.

A arbitragem online, serviço realizado pela Arbtrato, é um meio privado de resolução de conflitos, contendo árbitros de todo o Brasil, e atuando para todo o Brasil, utilizando o meio online para todo o trâmite processual, inclusive as audiências, a serem realizadas pelos diversos aplicativos disponíveis no mercado para conferências (zoom, skype, google meet, etc).

Nesta modalidade de procedimento, o árbitro emite sentença arbitral com mesmo efeito jurídico da sentença emitida pelo poder judiciário, ou seja, com eficácia de título executivo judicial. Mesmo se tratando de procedimento online, o processo arbitral obedece a todos os princípios constitucionais inerentes a qualquer processo, seja ele físico ou digital.

Agora o que é necessário para trabalhar efetivamente como advogado na arbitragem online? Além do óbvio (conexão de internet + computador ou celular) é de extrema importância estar informado, bem como ter o conhecimento sobre os institutos básicos da matéria, bem como, inicialmente o que é necessário para se fazer uma boa cláusula arbitral ou termo de compromisso arbitral. Este instrumento garante segurança jurídica a todo o processo, evitando maiores problemas futuramente.

A atividade do advogado (preventiva e repressiva) na via arbitral

Temos no blog da arbtrato algumas postagens sobre a convenção arbitral, que podem ser de proveito do leitor. Diante da autonomia da vontade, questões como custas e honorários podem ser previstos na convenção arbitral. É um instrumento que inclusive valoriza o trabalho do profissional, capaz de prever causas, situações, para que os conflitos se resolvam da melhor forma possível, com menor desgaste às partes integrantes da lide.

Uma vez que se trata de procedimento totalmente online, é necessário atentar-se a particularidades específicas dos regulamentos das câmaras arbitrais online, como a notificação via whatsapp/e-mail.

Portanto, o advogado atento ao bom uso das novas tecnologias e com conhecimento da arbitragem, independentemente do setor do direito material onde venha a atuar, poderá agregar aos seus serviços, bem como aos seus clientes, formas de se resolver conflitos, com menores custos, em menos tempo, trazendo maior qualidade de vida, tanto para o operador do direito quanto para seus clientes.