Preparando advogados para a arte da mediação: guia completo

Para trabalhar na mediação o advogado deve se capacitar, é fato. Afinal, a mediação traz cada vez mais adeptos no Brasil. Arriscamos dizer que em geral há uma forte tendência pela busca de formas alternativas para resolver conflitos, ainda mais após o “novo” Código de Processo Civil. Isso se deve às várias vantagens do emprego desse meio, conforme visto com mais detalhes em outros artigos de nosso blog. Nesse cenário, o papel do advogado é crucial para um desfecho consensual do problema. Assim, um advogado preparado pode contribuir e muito em sessões de mediação.

Com isso, tornou-se essencial que haja uma qualificação técnica de quem atua nesse meio. Dessa forma, não cabe apenas ao mediador, mas também aos advogados capacitarem-se para facilitar o diálogo e o fluxo de comunicação entre as partes. No artigo “quais técnicas podem ser aplicadas na mediação” mostramos as principais técnicas que utilizam-se na mediação. Porém, como já dito, não aplicam-se somente ao mediador, de modo que os advogados que atuam na mediação podem e devem buscar conhecê-las.

Assim, trouxemos alguns pontos que se tornam cruciais para uma boa atuação do advogado na mediação, conforme veremos a seguir.

Características que ajudarão o advogado a se capacitar para trabalhar na mediação:

  • Boa capacidade para ouvir: por óbvio, não nos referimos aqui à simples capacidade auditiva. O advogado que quer se capacitar para trabalhar na mediação deve, antes de tudo, aprender a ouvir. Isso porque, uma das principais técnicas da mediação é a escuta ativa. Assim, é preciso ouvir, com atenção, tudo o que as partes tem a dizer, só assim se pode ter uma noção completa e real do problema em tela.
  • Disposição ao consenso: como se sabe, o advogado é quem resguarda os direitos das partes e também, muitas vezes, age como se fosse um conselheiro dessas. Assim, é muito importante que haja uma inclinação ao consenso, ao diálogo. Afinal, se o defensor busca o conflito a todo custo, será muito difícil uma mediação eficiente.
  • Conhecimento da mediação: aqui, pensamos ser importante conhecer a mediação em um todo. Quer dizer, ir além do aspecto jurídico/legal, mas entendê-la em sentido amplo. Isso envolve conhecer os limites, as técnicas, as opções que se podem usar nesse método. Nesse sentido, é preciso que o advogado saiba o que está fazendo, e o faça da melhor forma, para facilitar o acordo entre as partes.
  • Boa comunicação: para se capacitar a trabalhar com mediação, o advogado deve buscar treinar sua habilidade de comunicação. Isso é crucial para expor o interesse de seu cliente, de forma clara, simples e objetiva. Com isso, haverá um diálogo mais fluído, tornando mais fácil a celebração de um acordo. Não só isso, mas a comunicação, se feita da forma correta, também pode conquistar mais confiança até mesmo da parte contrária, que se sentirá mais segura nas sessões de mediação.

Considerações finais

Como se viu, existe uma série de fatores que importam para atuar na mediação. Assim, todo advogado que pretende trabalhar nesse meio, deve buscar, se capacitar para tanto. Para isso, é preciso pensar de forma sistêmica, pois há uma soma de atributos que podem ajudar nesse objetivo. Nesse sentido, os profissionais dessa área devem buscar se capacitar não somente através de cursos, palestras e afins, mas também trabalhar os pequenos detalhes, como a atenção, a oratória, capacidade de ouvir, empatia, paciência e muitos outros aspectos.

Portanto, mais uma vez, não se pode fechar um rol com as melhores formas para se capacitar na mediação, nem trazer uma receita pronta, com sucesso certo. O que queremos, com esse artigo, é mostrar que a preparação para atuar em sessões de mediação vai muito além de um conhecimento técnico, isoladamente. É preciso treinar até mesmo questões simples, que não parecem relevantes, mas, somadas umas às outras, acabam garantindo uma série de habilidades que serão úteis para o advogado atuar no âmbito das mediações.

Na Arbtrato você conta com mediação online, feita por profissionais qualificados e com experiência no ramo. Confira nosso site, e entre e contato!

Gostou do artigo?

Assim como essa, há outros posts como este aqui no Blog da Arbtrato. Ainda, para saber mais sobre a  Arbitragem Online, baixe nosso e-book.