Mediação Como Missão de Vida: Descubra Como

Em primeiro lugar, antes de apresentar a mediação como um propósito de vida, é preciso tecer, de forma breve, alguns comentários sobre esse método.

Diante da insatisfação das pessoas com o processo convencional, em idos da década de 90, começou uma busca por alternativas, que trouxessem mais agilidade e praticidade. Nesse sentido, a mediação surge com uma proposta bastante inovadora. Nela, o foco deixa de ser vencer a outra parte e passa a ser vencer o problema. Com isso, não há mais aquela lógica de A versus B, mas sim de A e B versus um problema comum.

Assim, a mediação consiste em uma forma alternativa para resolver conflitos, onde há uma espécie de negociação entre as partes, para alcançar um acordo. Esse acordo, em regra, atende aos interesses de ambos os envolvidos. Para que haja um maior entendimento, também participa da relação o mediador. Um terceiro, alheio às partes e imparcial, que tem como objetivo, facilitar o diálogo entre os envolvidos, para se chegar ao tão sonhado denominador comum.

Com isso, há uma economia gigantesca para todos os envolvidos. Economiza-se tempo, pois a questão se resolve de uma forma muito mais ágil. E economiza-se dinheiro, pois questões que durariam anos, resolvem-se em meses, talvez semanas. Isso faz com que valores inerentes à demanda possam ser resgatados de forma muito mais rápida. Ainda no aspecto financeiro, há a questão de honorários, que também costumam ser mais em conta do que em um processo normal.

Porque devo usar a mediação no dia a dia?

Aqui, a resposta é um pouco diferente do ponto de vista que levantamos anteriormente. A economia que a mediação traz em nosso dia a dia diz muito mais a respeito da paz de espírito do que de qualquer outra coisa. Todo conflito é desgastante, certo? Então por que não buscar resolver esse conflito de uma forma consensual, com respeito e diálogo?

Diálogo não é, e nem pode ser visto, como sinônimo de fraqueza. Quem defende isso não faz ideia das vantagens de resolver um conflito de forma amigável. Como falamos anteriormente, o conflito não precisa e nem deve ser visto como um embate. O polo oposto ao meu não é um inimigo a quem preciso vencer e demonstrar poder.

Dessa forma, é preciso analisar a situação, de uma forma geral. Assim, é possível compreender o problema e buscar solucioná-lo da melhor forma possível. Com isso, há como propor soluções ao conflito, observando os interesses de ambas as partes.

Porém, é preciso convir, que há um certo caminho a se percorrer. Afinal, fazer um acordo nem sempre é tão simples quanto se parece. Antes de mais nada, é preciso disposição ao diálogo. Só assim as partes estarão dispostas a ceder em seus anseios em detrimento do outro. Da mesma forma que há o ditado: “se um não quer, dois não brigam”, para o acordo é a mesma lógica. É essencial que ambos os envolvidos se disponham à conversa, a ouvir o que outro almeja e após isso, tentar encontrar uma solução que agrade a ambos.

Fazer da mediação um propósito de vida é até mesmo uma questão de civilidade. Há cada vez menos espaço para discussões pautadas no ego, na irracionalidade e na ignorância. Por isso, é preciso aplicar as técnicas da mediação em todas as situações possíveis.

Onde é possível usá-la no dia a dia?

Em todo conflito, simples assim. Sempre que houver dois interesses conflitantes, cabe mediação. Assim, é muito importante a adoção desse método em escolas, universidades, empresas, etc. Com isso, há um incentivo à tolerância e ao respeito. Isso traz e trará benefícios que não conseguimos nem imaginar. É preciso olhar o conflito com outros olhos, para afastar, aos poucos a visão negativa que costuma acompanhar o litígio.

Por isso, fazer da mediação um propósito de vida envolve querer ser uma pessoa melhor. E não só isso, mas também querer ver o outro melhor. Assim, a tendência é que haja cada vez menos intolerância e desrespeito, chagas que assolam a sociedade atual. Portanto, é válido tentar, mesmo que aos poucos, implantar a cultura do diálogo e do respeito, para que possamos mediar nossos problemas de uma forma saudável.

Gostou do artigo?

Assim como esse, há outros posts no Blog da Arbtrato. Além disso, para saber mais sobre a  Arbitragem Online, confira nosso curso EAD  sobre o tema.