Segredos de Sucesso: Estratégias para um Bom Acordo na Mediação

De início, é preciso falar, de modo breve, sobre a mediação. Trata-se de uma forma alternativa para resolver conflitos, baseada na vontade das partes, onde se busca chegar a um acordo. Nela, há um espaço e um momento oportuno para “negociar” com a outra parte. Assim, por meio do diálogo, tenta-se atingir um ponto comum aos interesses envolvidos. No artigo, entenda as principais estratégias para alcançar um bom acordo na mediação.

Nesse método, as partes expõem os seus pensamentos e pretensões para tentar alcançar um meio termo, atenda ambas as expectativas. Na mediação existe a presença de um terceiro facilitador, chamado de mediador, que é o responsável por promover o diálogo e a negociação entre as partes. Desse modo, as partes tentam fazer um acordo para resolver o conflito, sem que haja a necessidade de um processo judicial. Ainda, existe também a mediação que acontece justamente no meio judicial. Nesse sentido, o acordo feito pelas partes possui o status de título executivo extrajudicial ou judicial, se for homologado pelo juiz. Assim, em regra se resolve a questão sem a demora costumeira do processo tradicional, pois o ciclo acaba sendo mais curto do que normalmente seria.

Aos leitores que desejam se aprofundar no assunto, vale a pena conferir nosso artigo “o que é mediação“.

Por que devo buscar um acordo?

Nos último anos, há uma crescente busca por métodos alternativos à solução de conflitos. No Brasil, o Código de Processo Civil de 2015 inclusive, incentiva essas práticas. Mas por que essa busca pela realização de acordos? A resposta é bastante simples: economia. Em primeiro lugar, podemos destacar a economia de tempo, já que a realização de um acordo acaba com o conflito em um tempo inferior ao normal. Em segundo lugar, há a economia financeira, pois como um método mais ágil, as custas processuais são diminutas, o valor de advogados também. Por fim, há também a economia pessoal das partes. Quando da mediação, o stress que se espera de um processo judicial não existe. O desgaste psicológico que as partes experimentam também é muito menor que o normal.

Não fosse suficiente, cabe lembrar a máxima estadunidense “time is money” ou seja: tempo é dinheiro. Por essa razão, a mediação se mostra uma alternativa bem atrativa, principalmente no meio empresarial, pelos motivos que já expomos.

Como fazer um bom acordo na mediação?

Aqui, há uma série de fatores que são relevantes para conseguir um resultado satisfatório na negociação, conforme listaremos a seguir:

  • Preparo do mediador: Como já dito, o mediador é o responsável por promover o diálogo entre as partes. É por meio dele que elas expõem seus pensamentos, ideias e pretensões. Logo, é crucial que o facilitador seja uma pessoa habilitada, com experiência em negociações para que conduza a situação da melhor forma possível.
  • Disposição para negociar: Quando o assunto é a mediação, é muito importante que as partes tenham a mente aberta. Afinal, apenas dessa forma é que será possível ouvir o que a outra parte deseja e buscar um meio termo que agrade os dois. De nada adianta a mediação se uma das partes pensa somente em seus objetivos.
  • Ceder quando necessário: para alcançar o acordo, muitas vezes é preciso deixar de lado um pouco do que se desejava para conseguir resolver a questão. Nem sempre será possível garantir 100% do que se esperava. Mas é nessa cessão que ocorre o alcance de um ponto comum. Se cada parte se dispõe a ceder um pouco, chega-se a um consenso.

Considerações Finais

Conforme o exposto, a opção pela mediação é bastante viável à todos os que buscam economia, seja de tempo ou de dinheiro. Assim, é preciso ter em mente que por esse método, o que se busca na verdade é uma negociação, que atenda o interesse de ambos os polos envolvidos. Por isso, é preciso uma certa cautela, principalmente com quem conduzirá a mediação. Ao escolher o mediador, opte por pessoas capacitadas, com experiência no assunto. Procure conhecer o seu mediador, busque saber sobre suas negociações bem sucedidas. É fundamental que o mediador inspire confiança e tranquilidade aos envolvidos. Assim, a negociação acontecerá com segurança e agilidade, resolvendo o conflito de forma que atenda a ambos os interesses.