5 dicas para gestão da advocacia – Comece agora!


Vejo muitos advogados em redes sociais dando instruções para empresários e outros profissionais sobre planejamento e análise de risco do seu negócio. Por outro lado, muitos advogados deixam de utilizar tal pensamento no seu próprio escritório.
São profissionais que precificam errado seus serviços, detém de uma carga excessiva de demandas judiciais para administrar, apresentam dificuldade em manter um padrão de qualidade em petições, etc.

Você provavelmente verificará nestes casos que um problema se conecta em outro e o resultado dessa equação é, muitas vezes, a falta de planejamento e visão a longo prazo.

Saia da vala comum

Para resultados diferentes, tenha postura diferente!
Sabemos que na advocacia quanto maior for a duração de um processo, maior será o trabalho do advogado em administrar aquela demanda (acompanhamento de movimentações processuais + petições + prazos).

Ou seja, tempo é dinheiro. Se for fechar contrato para ajuizamento de demanda judicial, calcule o tempo médio do processo e do seu trabalho. Analise também se há alguma forma extrajudicial de resolver o conflito que possa se adequar melhor ao caso, para se ter uma resolução mais rápida.

Este é um conselho que serve tanto ao jovem advogado, que buscando seu local no mercado jurídico, quanto aos advogados mais experientes que estão passando por dificuldades nos variados setores do seu próprio negócio.

Em um mercado cada vez mais competitivo, o advogado deve ser um gestor do seu próprio negócio e ter um visão estratégica.

Recomendamos a leitura do nossa publicação sobre a advocacia atual: como se moderniza? , que trata parte desta problemática e as perspectivas para o segmento no futuro próximo.

Lista que todo advogado deve fazer

Considerando o que foi falado até então, resumimos em alguns pontos essenciais o que todo advogado deveria praticar em seu escritório. Confira abaixo:

Esteja aberto à tecnologia

A tecnologia chegou para ficar. Inclusive, há de se falar que tardou a chegar no setor jurídico.

Quando falamos em possuir uma mente aberta é no sentido do profissional ser receptível a novas práticas. Ou seja, buscar conhecer formas diferentes de prestar um serviço de forma ágil sem perder a qualidade.

Podemos listar hoje uma gama de novos serviços que facilitam o dia a dia do escritório, por exemplo, serviços de jurimetria, softwares de gestão de escritório e demais aplicativos (os quais já listamos em outra pública – clique aqui para saber mais)

Elabore peças através do legal design

Um serviço bem realizado passa muito pela qualidade da peça produzida. Se antigamente o número de laudas escritas em uma petição era indicativo para quantificação da complexidade da causa e do serviço realizado, hoje tal pensamento não mais é efetivo.

Elabore, portanto, peças através do Legal Design. A proposta do Legal Design é trazer maneiras mais contextualizadas de pensar a própria advocacia. E pode representar, desse modo, um diferencial para um mercado bastante concorrido.  

A ideia é que o produto final (sua petição, contrato, etc.) possa ser claro e eficaz ao seu destinatário. É possível, assim obter melhores desempenhos em demandas, e consequentemente tal prática ser consolidada na satisfação do cliente.

Busque aperfeiçoamento em uma área

Nós sabemos que o mundo jurídico é imenso. Então, não tem como um profissional generalista desempenhar um serviço de qualidade em todas as áreas. É importante ao escolher a área de especialização verificar, obviamente, a facilidade e intimidade com o conteúdo, mas ainda, é essencial analisar o mercado. Quem serão seus clientes? Como poderá captá-los?

Por isto, é de suma importância o profissional realizar um planejamento do curto, médio e longo prazo na área que pretende se posicionar. Estabeleça metas.

Atue de formas diferentes na advocacia

Se for fazer uma pesquisa na população em geral, a maioria vai dizer que o advogado é o profissional que entra com demandas judiciais. No entanto, o serviço advocatício engloba diversas outras atividades.

Mais do que nunca, hoje temos a ciência de que o Poder Judiciário se encontra abarrotado de demandas a resolver. Sabemos também que, diante disso, se torna difícil, muitas vezes, advogar em ações judiciais por serem extremamente demoradas.

Além do desgaste emocional do profissional, vem o desgaste na relação advogado – cliente.

Por isto, torna-se relevante a utilização dos métodos alternativos de resolução conflitos, como mediação e arbitragem, por exemplo. Tais métodos trazem benefícios as partes que aderem, como rapidez na resolução do conflito e economia as partes.

Nós da Arbtrato, realizamos arbitragem de forma totalmente online, o que reduz consideravelmente o custos para a tramitação do procedimento arbitral. Conheça nossos serviços e preços, clicando aqui.

Trace estratégias para divulgação do seu trabalho

Quem não é visto, não é lembrado, não é mesmo? Parte essencial do seu escritório passa pela forma de captação de clientes.

Embora o Estatuto da Ordem preveja à vedação a propaganda, existem outras formas de Marketing que podem tornar seu negócio extremamente conhecido e dar que dão mais autoridade ao profissional.

Comece sendo mais ativo em mídias sociais com enfoque profissional, esteja conectado de alguma forma com seus potenciais clientes.

Crie conexões e faça com que o seu nome seja sempre lembrado para uma indicação. 

Gostou do assunto? Confira outras publicações a respeito de advocacia aqui no Blog da Arbtrato.