Direito Administrativo: princípios, conceitos e principais autores

O que é o Direito Administrativo? Quais os seus princípios, conceitos e principais autores? Fique com a gente até o final deste artigo e aprenda mais sobre este ramo do direito tão importante.

O Direito Administrativo é uma área do direito público, ou seja, suas regras regulam as funções administrativas, os órgãos e agentes públicos. Portanto, pode se dizer que é um conjunto de normas e princípios que regem as atividades com o objeto de entender e atender a coletividade.

A saber, quais as suas fontes? Elas são as normas/leis, a jurisprudência, a doutrina e os costumes. Entre as normas desse ramo do Direito, a principal fonte é a Constituição Federal.

Você sabe como é a divisão estrutural administrativa do Estado? Ela se dá de duas formas, Administração Direta e Indireta. Como assim? Isto é, os entes da Administração Direta são as pessoas jurídicas políticas: são elas a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios. 

De outro lado, a Indireta é composta pelas autarquias, as fundações públicas, as empresas públicas e as sociedades de economia mista.

Dessa forma, os poderes administrativos garantem o cumprimento do seu dever. E o que são esses poderes? O poder hierárquico, o poder de controle, de polícia, o sancionador, o disciplinar, assim como o discricionário e o normativo.

Princípios do Direito Administrativo

caput do art. 37, CF/88, dispõe sobre os seus princípios.

A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência […]

Mas o que significam esses princípios? Vamos lá.

  1. princípio da legalidade: todos os atos devem respeitar os limites legais previstos em Lei.
  2. princípio da impessoalidade: a pessoa administrativa não deve se confundir com o indivíduo por trás da função.
  3. princípio da moralidade: todos devem agir conforme os preceitos éticos,
  4. princípio da publicidade: refere-se ao dever de prestação de contas.
  5. princípio da eficiência: a Administração Púbica deve prezar pelos meios mais eficientes, contudo, sempre levando em conta os seus impactos.

O professor Hely Lopes afirma que o direito administrativo é:

o conjunto harmônico de princípios jurídicos que regem os órgãos, os agentes e as atividades públicas tendentes a realizar concreta, direta e imediatamente os fins desejados pelo Estado.

Principais autores

Os livros de Direito Administrativo são vitais para o estudo desta área, já que a disciplina engloba diversas leis sobre a regulação e a gestão do Estado.

Dessa forma, pensando em auxiliá-los nesta procura por bons livros, separamos algumas opções de autores, isso porque, antes de comprar uma obra é importante analisar o autor. É de suma relevância entender a contribuição do autor nos estudos, no mercado e na academia.

Iniciamos com a mestre, Maria Sylvia Zanella Di Pietro e sua obra Direito Administrativo: Pareceres.

Na sequência, citamos a obra Curso De Direito Administrativo: Parte Introdutória ; Parte Geral ; Parte Especial, do professor Diogo de Figueiredo Moreira Neto.

Romeu Felipe Bacellar Filho, autor do livro Direito administrativo e o novo Código civil.

Mestre em Direito pela UFSC, Joel de Menezes Niebuhr, com o livro Licitação Pública e Contrato Administrativo.

Manter-se atualizado é preciso, tanto para que m cursa Direito quanto para profissionais da aéra.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato.

Assim como esse, há outros artigos no Blog da Arbtrato. Para saber mais sobre a  Arbitragem Online, confira nosso curso EAD sobre o tema.