O que faz um corretor de imóveis?

O mercado de imóveis é um daqueles que está quase sempre em alta, ou ao menos, estável Por mais em crise que a economia possa estar, o nicho de imóveis continua muito em voga. Nesse cenário, há uma figura crucial em todas nos negócios de cunho imobiliário: o corretor de imóveis.

No Brasil, esse ofício é regido, desde 1978, pela lei 6.530, que aduz, em seu artigo 3º, o seguinte:

Art 3º Compete ao Corretor de Imóveis exercer a intermediação na compra, venda, permuta e locação de imóveis, podendo, ainda, opinar quanto à comercialização imobiliária.

Como se vê, é o responsável por conduzir negociações de imóveis, seja de compra e venda, permuta ou locação. Para tanto, precisa habilitar-se junto ao Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI).

Quais são as áreas possíveis de atuação do corretor de imóveis?

Conforme a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), compete ao corretor de imóveis:

  • Intermediar a compra, venda, permuta, locação e administrar imóveis;
  • Solicitar a documentação para as transações imobiliárias;
  • Entrevistar clientes, pesquisar mercado e captar imóveis;
  • Elaborar estratégias de comercialização;
  • Assessorar os clientes após transação.

Além disso, pode atuar nas seguintes áreas:

  • Corretagem de imóveis: cuida da venda, compra e locação de imóveis;
  • Administração de imóveis: faz a gestão de locações e condomínios e auxilia na resolução de disputas judiciais envolvendo um imóvel;
  • Gestão de fundos imobiliários: gerencia carteiras de investidores na área imobiliária;
  • Prospecção: busca imóveis para construtoras, locações, compra e venda, etc.

Como se vê, atua, de forma resumida, como um mediador em todas as negociações de imóveis. Dessa forma, exerce o papel de facilitar esse tipo de transação. Um exemplo clássico da função do corretor de imóveis é a locação de um imóvel. Aqui, o locador (proprietário) transfere ao corretor os poderes inerentes à administração do bem. Assim, quem é responsável por encontrar inquilino, receber aluguéis e administrar o imóvel, é o corretor. Porém, por esse serviço, costuma cobrar um percentual sobre o valor do aluguel.

Há, assim, uma relação locatícia mais fácil e simples. Isso porque, o locador não precisa se preocupar em encontrar locatários, nem em realizar cobranças, etc. Todos esses serviços ficam ao encargo do corretor.

Considerações finais

Como se viu, há um leque de atribuições que envolvem a atuação do corretor de imóveis. Todas elas com foco a facilitar os negócios que envolvam bens imóveis. Além disso, compete ao corretor avaliar o valor de mercado dos imóveis, podendo, até mesmo, ser nomeado como perito em um processo judicial para tal fim. Dito isso, vê-se que se trata de um ofício um tanto quanto versátil, e com uma função social muito relevante.

Existe, ainda, a opção de atuar em várias frentes, de forma cumulativa, ou ainda, optar por uma dada área com que possua mais afinidade, como por exemplo, focar na venda de imóveis rurais.

Como já dissemos, é um mercado em aquecimento, que é raro estar em baixa. Um exemplo disso é a pandemia global que vivenciamos a partir de 2020, e que abalou diversos setores da economia. Porém, a procura por imóveis aumentou, muito em razão da queda de taxas como a selic. Além disso, as pessoas ficaram mais tempo em casa, e, com isso, notaram mais os problemas de suas residências, o que fez com que buscassem opções.

Dessa forma, vemos a corretagem de imóveis como uma área em alta, e que, como tal, precisa de pessoas habilitadas e comprometidas com essa nobre função. Por isso, aos que desejam exercer a função de corretor de imóveis, há um mercado bem amplo, com uma demanda crescente por pessoas aptas para atuar nessa área, além de salários e comissões atraentes, que garantem ao corretor uma segurança financeira relativa.

Gostou do artigo?

Assim como esse, há outros posts no Blog da Arbtrato. Além disso, para saber mais sobre a  Arbitragem Online, confira nosso curso EAD  sobre o tema.