Quais as vantagens de advogar em processos arbitrais?

Caro leitor, antes de tudo, estar ciente sobre as vantagens de advogar em processos arbitrais, é sem dúvidas um diferencial atrativo no mercado de trabalho.

Em proêmio, podemos destacar que ao optar pelas câmaras arbitrais, como a ARBTRATO, o (a) advogado (a) estará poupando tempo e encontrará a solução do litígio de forma ágil. Nós vamos te explicar o por quê.

O Sistema Judiciário Brasileiro, conforme apontam as pesquisas do CNJ, é um sistema moroso. Ou seja, possui uma estrutura incapaz de atender às demandas da justiça dentro do ritmo razoável.

A aflição em torno do atual cenário do Poder Judiciário, faz parte da vida de grandes empresário e simples cidadãos, que veem os seus direitos afetados com a lentidão do processo judicial.

O método arbitral surgiu como uma luz para os tribunais, isso porque ao submeter uma lide à arbitragem, acaba por “desafogar” o Poder Judiciário.

A arbitragem é uma espécie de heterocomposição de conflitos. Dessa forma, as partes elegem uma pessoa ou entidade privada, como a ARBTRATO, para sanar o seu litígio, sem a atuação do judiciário.

Isto é, as partes envolvidas optam por resolver suas lides com um árbitro em vez de um juiz.

VANTAGENS DE ADVOGAR EM PROCESSOS ARBITRAIS

A primeira grande vantagem refere-se a economia de tempo. Ao comparar o andamento de um processo judicial com a arbitragem, percebe-se uma grande diferença no que diz respeito ao tempo de duração.

O processo no Poder Judiciário pode levar anos para ser submetido à sentença. Ao passo que no procedimento arbitral, conforme o artigo art. 23. da Lei que dispõe sobre a arbitragem:

A sentença arbitral será proferida no prazo estipulado pelas partes. Nada tendo sido convencionado, o prazo para a apresentação da sentença é de seis meses, contado da instituição da arbitragem ou da substituição do árbitro.

Outra vantagem diz respeito à remuneração, já que o método tem como principal benefício a celeridade, ou seja, para o advogado isso significa a chance de receber seus honorários de forma mais rápida.

Há inclusive Câmaras que preveem honorários sucumbenciais para os advogados nos processos de arbitragem. A ARBTRATO é um exemplo. O regulamento da ARBTRATO prevê honorários sucumbenciais aos profissionais.

Por fim, outra importante vitória da arbitragem é a possibilidade de flexibilidade de horários, em especial quando o advogado (a) atua como árbitro. Isso porque permite que as sessões arbitrais sejam organizadas conforme convém.

VANTAGEM BÔNUS

Quando o processo arbitral finalizou e há uma sentença arbitral. O advogado, quando necessário, pode ingressar no Poder Judiciário, tendo em vista que sendo a sentença condenatória, constitui título executivo.

É possível, também, nos casos em que uma das partes não cumpre com a sentença arbitral, situação em que caberá ação de execução.

Blog da Arbtrato tem muito conteúdo sobre mediação, e, também, sobre arbitragem.

Acesse e confira!