A Inteligência Artificial na Advocacia

Primeiramente, com o avanço da tecnologia, muitas empresas passaram a adotar no seu cotidiano ferramentas baseadas em Inteligência Artificial. O objetivo é potencializar o atendimento ao cliente e o sistema de comunicação interno, o que gerou um grande aumento nos resultados.

Essa evolução tecnológica acontece nos escritórios de advocacia. Atualmente, a crescente indústria de tecnologia jurídica faz um papel muito importante no dia a dia do advogado, assim estas ferramentas facilitam e agilizam tarefas que embora simples, demandam de um tempo considerável. Alguns exemplos são atividades como: revisar, analisar e pesquisar documentos.

O objetivo da inteligência artificial dentro da advocacia é oferecer ao profissional um jeito de facilitar a sua rotina de trabalho e atender de forma mais rápida às necessidades do cliente.

Mas afinal, o que é inteligência artificial?

A inteligência artificial foi criada para executar tarefas que o próprio ser humano é capaz de fazer. Por conta de um raciocínio lógico envolvido, são consideradas inteligentes.

Assim, ela compila dados, resultados, interpreta e aprende com estas informações. Ela também pensa partir de um banco de dados, porém, diferente do homem, a máquina só sabe o que o banco de dados permite que ela saiba.

Assim, ela é limitada para executar as funções para que tenha sido programada, diferente de uma mente humana, que tem como característica a proatividade, assim somos capazes de tomar ações e decisões sem a necessidade de um comando. No caso da Inteligência Artificial ela recebe um comando, embora interprete e aprenda com o que apresentado, ela não fará nada além disso.

Capacidade de aprendizagem tarefas lógicas são o diferencial da IA

Mas, algumas características básicas desses sistemas envolvem a capacidade raciocínio, ou seja, aplicando regras lógicas em um determinado banco de dados a fim de se chegar a uma conclusão; reconhecimento de padrões, sejam eles sensoriais ou visuais, bem como os padrões de comportamento; aprendizagem, onde os erros e acertos servem de filtro para aprimoramento do sistema, de forma que no futuro ele possa agir de maneira mais eficaz; e a capacidade de conseguir aplicar o raciocínio nas situações do nosso cotidiano.

Tudo isso permite que a Inteligência Artificial execute tarefas mecânicas que nos tomariam um bom tempo, como por exemplo a revisão de documentos, diligências prévias, verificação e alocação de trabalho e etc..

Tudo isso usando a aplicação certa para resolver o problema certo. De fato, a IA é a inteligência similar à humana produzida por mecanismos ou software.

OS BENEFÍCIOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA ADVOCACIA

A forma como que essa tecnologia será usada varia de empresa para empresa, mas quando se trata de mercado jurídico essas ferramentas podem permitir a automatização de processos operacionais, auxiliar nas pesquisas, análises e revisões, além de fazer petições, contratos, procurações e muito mais.

Contudo, ainda há controversa sobre a utilização de IA na produção de petições ou contratos. Os mais tradicionais alegam que esse processo trás uma automação do judiciário, gerando petições e contratos idêntico.

No entanto, basta analisar friamente para perceber que uma IA realmente auxilia, tendo em mente é que na maioria dos casos os escritórios têm mais de um caso exatamente igual.

Inegavelmente, na advocacia os benefícios são inúmeros. Ao utilizar as ferramentas de inteligência artificial em tarefas mais trabalhosas e repetitivas, o advogado suaviza as tarefas de larga escala e poupa tempo para focar em assuntos mais importantes.

Os benefício que a IA nos escritórios de Advocacia gera é a economia de tempo e o um respeito maior aos prazos.

É fato que a justiça no Brasil é lenda, no entanto, agilizando o processo de produção das peças de defesa, acelera-se o processo, com o tempo para a solução do litígio ficando unicamente à respeito da atuação do Poder Judiciário.

 A INTELIGENCIA ARTIFICIAL É UMA AMEAÇA?

Certamente essa pergunta é uma das mais realizadas em meio aos profissionais que de alguma forma tiveram contato com esse tipo de tecnologia.

Para muitos profissionais da área essa situação não é tão desesperadora assim.

As limitações da Inteligência Artificial

No entanto, a IA se ocupa apenas de tarefas repetitivas e limitadas a um banco de dados. Mesmo com o avanço progressivo dessas máquinas, os advogados não sofrerão com a perca de seus postos. Isso ocorre porque as principais atividades do advogado não podem ser realizadas por uma Inteligência artificial, como a atuação nos tribunais, por exemplo.

O principal objetivo ao utilizar a IA é a vantagem competitiva fundamental que dá aos advogados mais tempo para focarem em pontos mais importantes do trabalho, a fim de oferecerem maior qualidade em seu serviço e obter melhores resultados para seus clientes.

Em síntese, esse vem relacionado à substituição do profissional do mercado e pelo uso indevido de dados. Para a segunda opção existe uma explicação simples: Uma IA não é um software comum. Ele tem proteções reforçadas e códigos completos que dificultam ações de hackers mal-intencionados.

Os cuidados em ter uma IA, são muitos semelhantes ao computador de um escritório. Aquele que advogado guarda suas planilhas e petições. Já que o uso de sites com popup maliciosos

Inteligência Artificial na advocacia é evolução

Para o profissional da advocacia alavancar sua carreira e construir um caminho estável dentro da área jurídica, deve se adequar às novas tecnologias.

É essencial que ele se deixe beneficiar de softwares, aparelhos ou até mesmo técnicas. Pois isso que traz inovação e apresenta um bom fluxo de trabalho.

Sem o pensamento limitado de que é tarefa humanizada e por consequência não pode ser automatizada, pois o ser humano é falho e em momentos que exige especificidade como revisões e gerenciamento de prazos, pode ocorrer um erro à qualquer momento, já com a máquina não.

Homem e Máquina devem trabalhar juntos.

Por fim, a advocacia é feita em prol do direito do cliente e para ele deve ser orientada e dedicada. Advogar é gerenciar expectativas, sonhos e projetos. Máquinas não fazem isto.

Por fim, gostou da postagem? Se você já usa esse tipo de tecnologia, comente suas perspectivas aqui no campo para comentários. E se você ainda não teve a oportunidade, implementaria em seu escritório?

Aliás, quer saber um pouco mais sobre as medidas alternativas de resolução de conflitos? Então clique aqui.