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16 nov 2024

Conflitos no Trabalho: RH e Mediação em Ação Teste

Você provavelmente já conhece a função do RH dentro de uma empresa. Mas sabe como a mediação pode auxiliar nesse trabalho? Neste artigo iremos apresentar essa relação e como ela auxilia em questões de conflitos no trabalho.

O departamento de Recursos Humanos (RH) é o setor responsável pela seleção, recrutamento, treinamento, remuneração e benefícios dos trabalhadores. Além dessas atribuições, também possui a função de zelar pela boa relação entre os trabalhadores.

A função de administrar as relações interpessoais no trabalho acaba sendo uma das mais exercidas no dia a dia. Principalmente pois existem diversos fatores, internos e externos, que podem influenciar essa dinâmica. Assim, o RH deve garantir que todos os funcionários tenham seus direitos respeitados. Além de garantir que sejam tratados de forma justa e respeitosa, tanto por seus gestores quanto pelos colegas.

Cena de um ambiente de trabalho colaborativo, com duas pessoas analisando gráficos e documentos sobre uma mesa. Há um caderno, óculos, caneta e calculadora em destaque, indicando foco em cálculos, análise de dados ou planejamento estratégico. A luz natural ilumina o espaço, sugerindo um escritório moderno e produtivo.

Principais causas de conflitos no trabalho

Alguns dos principais conflitos no trabalho que geralmente necessitam da atuação do departamento de Recursos Humanos. Eles podem versar sobre:

• compreensão dos objetivos da empresa;
• pressão excessiva para atingir metas;
• diferenças de personalidade e meio de trabalhar;
• questões pessoais que interferem no desempenho do funcionário na empresa;
• verbas remuneratórias (salário, hora extra, adicionais, dentre outros) e/ou rescisórias (FGTS, saldo de salário, aviso-prévio, férias proporcionais e vencidas, dentre outras).

Geralmente, todas essas controvérsias são levadas primeiramente ao RH da empresa, a fim de buscar resolvê-las de forma amigável. O principal objetivo é evitar um processo judicial. Isso porque esse departamento existe justamente com a função de conduzir uma conversa entre as partes conflitantes.

Assim, esta repartição irá fornecer um espaço seguro para que as partes possam expor suas divergências e fazer suas exigências. É importante ressaltar que outra função do RH é fazer a implementação de procedimentos e normas que previnam conflitos futuros.

Principais causas de conflitos no trabalho

Caso a conversa intermediada pelo RH não alcance resultados satisfatórios, outra possibilidade é optar pela mediação extrajudicial. Isso porque, apesar de também buscar uma solução através da comunicação, a mediação tem como objetivos lidar com problemas de comunicação entre partes que querem chegar a um acordo.

Bom, a mediação é o método de resolução de conflitos no qual as partes irão chegar a um acordo. Essa decisão terá força de título executivo judicial. Nesse processo, elas contam com a presença de um terceiro que irá facilitar a comunicação entre elas, ou seja, o mediador. Para mais informações sobre o que é a mediação e como funciona a sessão, confira em nosso blog.

Assim, o mediador irá utilizar as ferramentas de mediação para conduzir a sessão. Essas ferramentas garantem uma conversa respeitosa e produtiva, a fim de encontrar uma solução que agrade os envolvidos. É imprescindível que tanto o mediador quanto as partes devem ter paciência. Pois é possível que não se alcance um acordo logo na primeira sessão.

No entanto, para que esse procedimento seja eficaz, é necessário que haja a vontade de resolver através da conversa. Também é importante que o RH deixe claro que a solução pode não não atender todas as exigências. Mas, sim, que o método irá buscar encontrar um combinado que funcione para todos.

Portanto, existe maior chance de evoluir a relação dentro do ambiente. Os próprios funcionários e gestores podem usar a mediação de exemplo para melhorar a comunicação dentro da empresa, aumentando a eficiência e melhorando a interação da equipe.

Integrando a Mediação no RH

Não apenas os funcionários e gestores podem usar a mediação como exemplo, mas também o RH pode se valer das regras e ferramentas da mediação para a resolução de conflitos. Para isso, pode ser interessante considerar um treinamento ou curso sobre o uso das ferramentas utilizadas para a equipe do RH.

Contudo, é indispensável ter em mente que um dos princípios mais importantes da mediação é a imparcialidade do mediador, o que pode ser um impasse quando uma das partes for o chefe, considerando a relação de subordinação entre eles. Além disso, quando o RH assume a função de mediar o conflito, ele geralmente deve seguir algumas diretrizes dos superiores da empresa, o que pode afetar, ou até atrapalhar, a busca da solução.

Todavia, esse treinamento pode ser positivo para que o RH possa acompanhar de perto o procedimento de mediação e entender seu andamento.

Na prática, solucionando conflitos no trabalho

Os conflitos no trabalho sempre vão existir, mas utilizar a mediação nesses impasses pode ser uma estratégia eficaz para manter esse ambiente saudável e produtivo. De mesmo modo, ao integrar a mediação com o RH, as empresas podem promover uma cultura de resolução de conflitos, melhorar a moral da equipe e aumentar a eficiência operacional.

Tratando- se de uma área nova e inovadora, a mediação vem surpreendendo empresas e seus departamentos de Recursos Humanos. Conflitos nunca são fáceis de resolver, mas eles podem ter meios facilitadores para chegar a uma solução, que não inclua o judiciário.

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