Sentença Arbitral tem Poder de Polícia?

Sentença arbitral tem poder de polícia? Neste artigo iremos conceituar sentença arbitral, explicar para que ela serve e qual a sua importância na esfera jurídica. Vamos lá?

Bom, primeiramente cabe conceituar o que é arbitragem, para, após, discorrer sobre a sentença arbitral e suas consequências na prática.

A arbitragem está prevista na lei  Lei 9.307 de 1996. Sua principal finalidade, é assegurar um meio de resolução de conflitos que visa, principalmente, a rapidez, maior acessibilidade e confidencialidade em seu procedimento.

Nesse sentido, como diz a lei, as pessoas capazes de contratar, isto é, pelo meio privado, através de uma câmara arbitral, poderão valer-se da arbitragem para dirimir litígios relativos a direitos patrimoniais disponíveis, ou seja, relacionado ao patrimônio das pessoas.

Quais os efeitos de uma sentença arbitral?

Feito um breve relato sobre o que é arbitragem, iremos mostrar agora, os efeitos de uma sentença arbitral.

Bem, a sentença arbitral possui a mesma igualdade que uma sentença judicial. Ela é proferida por um terceiro imparcial, o árbitro, e se compara a uma sentença condenatória do juiz, em que se caso houver seu descumprimento, a parte ré fica sujeita ao procedimento executivo de cumprimento de sentença. Nesse sentido, a sentença arbitral pode-se dizer, constitui título executivo judicial.

Quais as vantagens de um procedimento arbitral?

Neste viés, o procedimento arbitral possui muitas vantagens em comparação ao judicial. Em primeiro lugar, é o tempo, pois seu prazo de duração é de no máximo 6 meses, quanto que no judicial pode perdurar por anos. Em segundo lugar, é a economia, pois seus custos são muito menores, trazendo maior benefício as partes.

Além disso, tem como característica a confidencialidade, irrecorribilidade e informalidade. A confidencialidade, quer dizer do sigilo profissional firmado entre o árbitro e as partes. Irrecorribilidade, por sua vez, caracteriza a decisão proferida em única instância, não podendo as partes recorrerem da decisão proferida pela árbitro. E por fim, a informalidade, que quer dizer um sistema menos formal, no entanto, tem como base o conteúdo do direito e o processo.

Sendo assim, apesar de a sentença arbitral produzir o mesmo efeito de uma sentença judicial, sendo condenatória e constituindo título executivo, pode-se dizer que não possui poder de Polícia, visto que, a execução da sentença fica a cargo do Poder Judiciário, que seguirá as mesmas regras do procedimento de cumprimento de sentenças judiciais.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato.

Assim como esse, há outros artigos no Blog da Arbtrato. Para saber mais sobre a  Arbitragem Online, confira nosso curso EAD sobre o tema.

Emily da Silva Pereira