A Segurança de Dados Para as Atividades Jurídicas
Se você é Advogado, sabe que a Segurança Jurídica de dados para as atividades jurídicas é primordial!
Esse é um desafio que precisa ser levado a sério por todos os escritórios de advocacia, afinal, o vazamento de alguma informação pode prejudicar de forma definitiva o seu cliente.
Desta forma, a Segurança de dados para as atividades jurídicas da informação é um tema comum no meio jurídico.
Segurança De Dados É Tema Comum Em Escritórios
Como a utilização da tecnologia nas atividades humanas é um caminho sem volta, o Direito também pode e deve se valer de tudo que possa contribuir para atualização, praticidade e segurança das informações processuais desta nova realidade.
Neste sentido, a segurança de dados a fim de manter todas as informações e dados de clientes a salvo de crimes cibernéticos, deve ser um tema sempre presente nos escritórios de advocacia.
Assim, o maior desafio é: Como conciliar a proteção dos dados com os métodos de armazenamento.
Onde Armazenar os Dados de Forma Segura
Ao contrário do que se pensa, a garantia da segurança não depende exclusivamente de muitos investimentos, havendo portanto, diversas formas de proteger todas as informações, a fim de prevenir a ação dos criminosos cibernéticos.
Desta forma, a maneira mais eficaz de garantir a segurança de dados, é concentrando o maior número de informações em apenas um local pois, quanto maior o número de locais de armazenamento, mais difícil se torna manter a segurança.
Assim, o escritório de advocacia deve gerenciar os locais de armazenamento e restringir e os dispositivos que acessam os arquivos.
Desta forma, irá simplificar a segurança jurídica dos dados e reduzir as chances de o sistema apresentar qualquer tipo de vulnerabilidade.
Armazenamento na Nuvem e a Proteção de Dados
A tendência do momento é o armazenamento de todas as informações em nuvem, mantendo controle de acesso restrito e fazendo constantes backups dos dados armazenados.
Apesar de simples, essa solução é mais eficiente do que gerenciar todos os dados por conta própria.
Além disso, o escritório de advocacia deve manter um plano que vise consolidar os dados antigos, centralizando-os e transferindo, sempre que possível, todas as informações para a nuvem.
Em razão da nuvem possuir sistema de criptografia, o armazenamento de informações oferece maior proteção por tempo indeterminado.
Restrinja o Acesso Para Maior Segurança de Dados
A fim de garantir a segurança dos dados, mantenha o armazenamento de forma segura e protegida contra ataques externos e restrinja o acesso a esses dados.
Neste sentido, escolher um serviço que ofereça:
- suporte à autenticação de usuários,
- controle do acesso aos dados,
- manutenção dos níveis de acesso e
- use mecanismos de controle de acesso,
são condições básicas para garantir a segurança da informação.
O Que Levar Em Consideração na Restrição de Acesso a Dados
Quando o escritório permite o acesso a dados dos seus clientes, deve considerar :
- a importância de conhecimento dos dados por cada integrante do escritório.
Assim, o recepcionista só terá acesso ao cadastro do cliente…
Enquanto que o advogado responsável terá acesso pleno aos processos do mesmo cliente.
A restrição de acesso é um dos pontos estratégicos quando se trata de segurança da informação em escritórios de advocacia.
Além disso, dependendo do tipo de informação, é necessário estabelecer regras de como devem ser acessados, precavendo-se contra crimes cibernéticos.
Neste sentido, existem métodos aplicáveis de senhas seguras como, até mesmo, o uso de biometria.
Controle o Acesso aos Dados
Com o intuito de garantir a segurança de dados, mais importante do que promover o seguro armazenamento das informações, é ter o menor número de pessoas possíveis com acesso privilegiado através de Criptografia.
Neste sentido, a Criptografia é uma técnica que pode garantir a segurança de dados.
A Criptografia e a Proteção dos Dados
O escritório pode garantir que apenas profissionais autorizados tenham acesso a dados confidenciais, através da criptografia.
A criptografia é uma ferramenta que permite misture as informações, de forma que só tem acesso a elas pessoas com permissão.
Trata-se de um excelente mecanismo de prevenção contra roubo de dados e informações, além, evidentemente, do rígido controle de senhas.
Neste sentido, a segurança de dados é primordial uma vez que informações circulam através de e-mail ou de transferências de arquivos é outro ponto de fragilidade que merece atenção.
Bancos e lojas online utilizam um meio de prevenção contra o risco de vazamento de informações, com canais mais seguros, como o SSL, para reforço da segurança.
Esses sistemas SSL possuem certificados criptográficos, que garantem a segurança da informação.
Como o escritório de advocacia detém informações importantes, a segurança de dados da informação não pode ser negligenciada.
Afinal, a confidencialidade necessária entre advogado e cliente deve ser garantida e protegida através de meios seguros.
E você? Quais técnicas são utilizadas no seu escritório de advocacia. Compartilha com a gente https://arbtrato.com.br nos comentários.
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