Due diligence: o que é, tipos e como fazer

Você sabe o que é due diligence? Qual a sua importância e função no mundo jurídico? Neste artigo abordaremos o seu conceitos principais tipos e como fazer este procedimento que vem crescendo cada vez mais e se mostra essencial no ramo do direito empresarial. Vamos lá?

Antes de tudo, é importante destacar o seu conceito. Pois bem, due diligence, em português significa diligência prévia. Em outras palavras, é a peça pela qual, se faz um análise das estratégias e números de uma empresa, dizendo se ela é propensa a se desenvolver em um futuro próximo ou longo.

Além disso, com este banco de dados, é possível verificar riscos que possam ameaçar o interesse de compradores investidores ou parceiros de negócios. Bem como, desenvolver um olhar abrangente acerca do valor de mercado e oportunidades aos mais diversos setores.

Quais são as principais áreas de análise da due diligence?

É certo afirmar, que neste procedimento, existem áreas específicas que se destacam. Dentre elas estão: a due diligence financeira, jurídica, trabalhista, ambiental, contábil e fiscal. Analisaremos cada uma delas a seguir.

Due diligence financeira

Bom, o principal objetivo da análise prévia financeira é analisar o desenvolvimento e futuro financeiro do negócio. Este se dará pela base do fluxo de capital da empresa.

Os principais documentos para tal análise, dentre outros, compreende em: dívidas, bens, fundos, passivos, ativos, fluxo de caixa e planos de negócios.

Jurídica

A due diligence jurídica é uma das áreas mais importantes e necessárias utilizadas pela empresa. De modo que neste componente, seu papel é analisar se esta, se encontra de acordo com o direito/ética e legislações vigentes.

Deste modo, verifica, por exemplo, o contrato social da empresa, suas eventuais relações com colaboradores, os financiamentos, suas atividades, etc. Ou seja, configura toda a base jurídica que a empresa precisa ter, para evitar problemas com lei.

Em consonância, podemos citar, como exemplo, a Lei Anticorrupção, nº 12.846. que objetiva conter atos de corrupção praticados em uma empresa.

Trabalhista

A due diligence trabalhista, por sua vez, compreende em revisar todas as relações laborais da empresa. Investigando, assim, as normas que se encaixam nos contratos de trabalho.

Ambiental

Quando uma empresa causa impacto ao meio ambiente, deve-se, principalmente tomar cuidado com o as legislações ambientais. E ainda, se planejar para lidar com emergências e à prevenção de acidentes com o meio ambiente.

Contábil e fiscal

Neste procedimento se tem como principal característica, garantir que as finanças estão de acordo com a legislação vigente, buscando controlar, como exemplo, impostos, as folhas de pagamentos e livros fiscais.

Como fazer uma due diligence?

Tendo em vista que a due diligence é um procedimento complexo, e abrange diversas áreas do conhecimento, é necessário seguir uma série de atos, nos quais discutiremos agora.

Bem, o primeiro passo para se concretizar a due diligence é formar uma equipe. Esta deverá conter necessariamente profissionais especialistas, dependendo a área em que atuar, como advogados, economistas, contadores, analistas e administradores.

O segundo passo é formar um mapa do negócio, para que se tenha um visual mais abrangente de como suas atividades irão funcionar. Para assim, levantar dados sobre o assunto e coloca-lo em prática.

Por último será feita a apresentação dos resultados, que poderá ser feita na forma de documentos constando informações e os resultados obtidos.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato.

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