Conflitos no Trabalho: RH e Mediação em Ação
Você provavelmente já conhece a função do RH dentro de uma empresa. Mas sabe como a mediação pode auxiliar nesse trabalho? Neste artigo iremos apresentar essa relação e como ela auxilia em questões de conflitos no trabalho.
O departamento de Recursos Humanos (RH) é o setor responsável pela seleção, recrutamento, treinamento, remuneração e benefícios dos trabalhadores. Além dessas atribuições, também possui a função de zelar pela boa relação entre os trabalhadores.
A função de administrar as relações interpessoais no trabalho acaba sendo uma das mais exercidas no dia a dia. Principalmente pois existem diversos fatores, internos e externos, que podem influenciar essa dinâmica. Assim, o RH deve garantir que todos os funcionários tenham seus direitos respeitados. Além de garantir que sejam tratados de forma justa e respeitosa, tanto por seus gestores quanto pelos colegas.
Principais causas de conflitos no trabalho
Alguns dos principais conflitos no trabalho que geralmente necessitam da atuação do departamento de Recursos Humanos. Eles podem versar sobre:
- compreensão dos objetivos da empresa;
- pressão excessiva para atingir metas;
- diferenças de personalidade e meio de trabalhar;
- questões pessoais que interferem no desempenho do funcionário na empresa;
- verbas remuneratórias (salário, hora extra, adicionais, dentre outros) e/ou rescisórias (FGTS, saldo de salário, aviso-prévio, férias proporcionais e vencidas, dentre outras).
Geralmente, todas essas controvérsias são levadas primeiramente ao RH da empresa, a fim de buscar resolvê-las de forma amigável. O principal objetivo é evitar um processo judicial. Isso porque esse departamento existe justamente com a função de conduzir uma conversa entre as partes conflitantes.
Assim, esta repartição irá fornecer um espaço seguro para que as partes possam expor suas divergências e fazer suas exigências. É importante ressaltar que outra função do RH é fazer a implementação de procedimentos e normas que previnam conflitos futuros.
Como a mediação pode contribuir com o trabalho do RH?
Caso a conversa intermediada pelo RH não alcance resultados satisfatórios, outra possibilidade é optar pela mediação extrajudicial. Isso porque, apesar de também buscar uma solução através da comunicação, a mediação tem como objetivos lidar com problemas de comunicação entre partes que querem chegar a um acordo.
Bom, a mediação é o método de resolução de conflitos no qual as partes irão chegar a um acordo. Essa decisão terá força de título executivo judicial. Nesse processo, elas contam com a presença de um terceiro que irá facilitar a comunicação entre elas, ou seja, o mediador. Para mais informações sobre o que é a mediação e como funciona a sessão, confira em nosso blog.
Assim, o mediador irá utilizar as ferramentas de mediação para conduzir a sessão. Essas ferramentas garantem uma conversa respeitosa e produtiva, a fim de encontrar uma solução que agrade os envolvidos. É imprescindível que tanto o mediador quanto as partes devem ter paciência. Pois é possível que não se alcance um acordo logo na primeira sessão.
No entanto, para que esse procedimento seja eficaz, é necessário que haja a vontade de resolver através da conversa. Também é importante que o RH deixe claro que a solução pode não não atender todas as exigências. Mas, sim, que o método irá buscar encontrar um combinado que funcione para todos.
Portanto, existe maior chance de evoluir a relação dentro do ambiente. Os próprios funcionários e gestores podem usar a mediação de exemplo para melhorar a comunicação dentro da empresa, aumentando a eficiência e melhorando a interação da equipe.
Integrando a Mediação no RH
Não apenas os funcionários e gestores podem usar a mediação como exemplo, mas também o RH pode se valer das regras e ferramentas da mediação para a resolução de conflitos. Para isso, pode ser interessante considerar um treinamento ou curso sobre o uso das ferramentas utilizadas para a equipe do RH.
Contudo, é indispensável ter em mente que um dos princípios mais importantes da mediação é a imparcialidade do mediador, o que pode ser um impasse quando uma das partes for o chefe, considerando a relação de subordinação entre eles. Além disso, quando o RH assume a função de mediar o conflito, ele geralmente deve seguir algumas diretrizes dos superiores da empresa, o que pode afetar, ou até atrapalhar, a busca da solução.
Todavia, esse treinamento pode ser positivo para que o RH possa acompanhar de perto o procedimento de mediação e entender seu andamento.
Na prática, solucionando conflitos no trabalho
Os conflitos no trabalho sempre vão existir, mas utilizar a mediação nesses impasses pode ser uma estratégia eficaz para manter esse ambiente saudável e produtivo. De mesmo modo, ao integrar a mediação com o RH, as empresas podem promover uma cultura de resolução de conflitos, melhorar a moral da equipe e aumentar a eficiência operacional.
Tratando- se de uma área nova e inovadora, a mediação vem surpreendendo empresas e seus departamentos de Recursos Humanos. Conflitos nunca são fáceis de resolver, mas eles podem ter meios facilitadores para chegar a uma solução, que não inclua o judiciário.