Mediação como solução para conflitos familiares

Para que possamos entender os benefícios da mediação como solução para conflitos familiares, primeiro vamos entender alguns conceitos.

A mediação é um método de resolução de conflitos. O seu principal objetivo, é promover o diálogo entre as partes, para então, alcançar acordos. 

Conflito pode ser definido como situação em que as pessoas têm interesses, emoções e objetivos diferentes e esses desencontros acabam se tornando um problema.

Dessa forma, as atitudes acabam gerando abalo negativo, como a raiva, o ciúme e o medo. Ou seja, o diálogo se torna cada vez mais falho e a tensão cada vez maior.

No âmbito familiar essas situações são muito comuns, exemplo disso são os divórcios, as brigas entre parentes no momento da partilha da herança, ou até mesmo, sobre a guarda dos filhos.

Um conflito familiar acaba sendo muito mais desgastante do que qualquer outro. Muitas emoções vêm à tona e a convivência fica muito prejudicada.

Diante desse cenário, o diálogo é lesado e sem a ajuda de um terceiro imparcial (mediador) dificilmente é possível reestabelecer os laços e garantir uma solução pacifica.

A mediação, portanto, tem um papel decisivo para resolver conflitos familiares, pois são situações delicadas e que não podem esperar o desenrolar de um processo judicial.

Até porque, muitas demandas familiares submetidas ao Judiciário, tem apenas uma sentença e não uma verdadeira mudança e resolução efetiva no conflito.

A celeridade do método da mediação evita que as partes se distanciem cada vez mais. Por isso é muito indicado, pois trabalha a empatia e a tolerância nas relações.

Na mediação como solução para conflitos familiares, as reuniões com o mediador podem ser conjuntas ou individuais.

Você sabe o por quê?

Porque o mediador é o responsável por conduzir o diálogo de forma imparcial, portanto, ele transmite os relatos sem a bagagem emocional, o que facilita a sinergia e também, a compreensão dos fatos.

Alguns benefícios da mediação familiar: É mais rápida do que um processo judicial; Preserva a relação entre os envolvidos; Evita que ocorram ainda mais abalos emocionais.

Contudo, o principal benefício da mediação em questões familiares é o seguinte: O diálogo!

Após resolvido o litígio, as partes terão uma relação de respeito e harmonia no futuro, Pois os laços são preservados e em muitos casos, até mesmo reestabelecidos, aspecto essencial quando tratamos de família.

Ou seja, situações de conflito difícil e de grande carga emocional, podem ser reavaliadas através da mediação, assim buscando o bem-estar de todos.

A ARBTRATO conta com profissionais qualificados, ou seja, possuem comprometimento com seus clientes. Acesse o nosso site e entre em contato.

Blog da Arbtrato tem muito conteúdo sobre mediação, e também, sobre arbitragem.

Acesse e confira!