Demandante e demandado – Qual o significado?

Demandante e demandado – Qual o significado? Bom, o objetivo deste artigo, é apresentar a diferença entre estes dois termos, bem como os seus sinônimos. Mas antes, se você busca mudar seu mindset sobre a carreira jurídica, temos uma oportunidade imperdível para você nesse link aqui. Sem mais delongas, vamos entender mais sobre esses conceitos?

Pois bem, o demandante nada mais é, que o autor do pedido em uma ação. Ou seja, quem move uma ação contra outra pessoa. A ação pode se dar tanto pelo meio judicial (no Poder Judiciário) e pelo meio extrajudicial (arbitragem, conciliação, mediação ou negociação). Você pode saber mais sobre este tema aqui: A inclusão dos métodos consensuais de resolução de conflito

Mas qual a importância do demandante? O próprio Código de Processo Civil estabelece quanto ao papel do demandante.

O Art. 2º diz: O processo começa por iniciativa da parte e se desenvolve por impulso oficial, salvo as exceções previstas em lei.

Desse modo, o demandante seria quem pede a execução de seu bem protegido, ou seja, requer o seu direito. Só para exemplificar, se alguém causa um acidente, como uma batida em um carro, o dono poderá mover uma ação de reparação de dano contra o causador. Neste caso, ele irá ingressar na ação chamado de demandante.

Sinônimo de demandante

A saber, os sinônimos de demandante podem ser: Pleiteante, demandista e acionador.

O próprio Código de Processo Civil estabelece quanto ao papel do demandante. O Art. 2º diz: O processo começa por iniciativa da parte e se desenvolve por impulso oficial, salvo as exceções previstas em lei.

Demandado

Demandante e demandado – Qual o significado? Agora que você sabe quem é o demandante, nada mais justo de saber quem é o demandado.

Nesse hiato, o demandado é a pessoa na qual, é chamada para responder uma ação na justiça. Isto é, quem terá que responder o pedido.

Sinônimo de demandado

Os sinônimos de demandado podem se dar em: Requisitado, perguntado e pleiteado

Por fim, é certo dizer que além de ter que ser utilizado o nome correto de cada parte em uma petição. O advogado terá que atender uma série de requisitos neste documento. Se quiser saber mais sobre este assunto acesse nosso artigo: O que é petição? Como se faz uma petição?

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato.

Se interessou? Aqui na Arbtrato utilizamos uma forma inovadora de resolver conflitos, através de uma plataforma online de mediação e arbitragem. Queremos democratizar o acesso à justiça e, por isso, criamos a Jornada da Arbitragem, uma formação completa para os profissionais do futuro.