Mediação online para resolução de conflitos no E-commerce

Mediação online para resolução de conflitos no e-commerce. Você conhece as vantagens? Neste artigo apresentaremos o que é mediação e como utiliza-la para resolução de conflitos no comércio online. Vamos lá?

Primeiramente, é importante trazer o conceito de mediação. Pois bem, a mediação nada mais é, que um meio alternativo de resolução de conflitos com título executivo extrajudicial, adotada pelo ordenamento jurídico. Ela está regulamentada pela Lei nº 13.140/2015.

Ainda, o Código de Processo Civil também incentiva a mediação e os outros meios concensuais no art 3º , dizendo:

§ 3º A conciliação, a mediação e outros métodos de solução consensual de conflitos deverão ser estimulados por juízes, advogados, defensores públicos e membros do Ministério Público, inclusive no curso do processo judicial.

Nesse sentido, trata-se de um modelo autocompositivo. Isto é, o conflito em questão, é decido de maneira amigável pelas próprias partes, que neste caso, serão auxiliadas por um mediador, especialista no tema. Sua função é facilitar o diálogo entre elas mostrando as melhores maneiras de resolver a controvérsia.

Além disso, é uma forma de evitar que processos adentrem no Poder Judiciário, no qual se encontra cada vez mais afogado de demandas. Com a mediação, é possível visualizar o problema claramente e resolve-lo de forma célere.

Mediação online

Esclarecidos estes pressupostos, é válido mencionar, que com o crescente avanço da tecnologia, a mediação já está sendo realizada de forma totalmente online. A nossa câmara Arbtrato, por exemplo, fornece este tipo de serviço.

Você pode saber mais sobre este tema em nosso site: arbtrato.com.br/mediação e no artigo: Mediação Online.

Como a mediação se aplica para resolução de conflitos no E-commerce?

Mediação online para resolução de conflitos no E-commerce: Antes de tudo, temos que deixar claro, o que significa e-commerce. Pois bem, ele está relacionado ao comércio eletrônico e vendas realizadas através da internet.

Em consonância, sabe-se que as compras online, nos último tempos, tem aumentado significativamente, porém, com isso, também surgiram problemas nesta operação. Como por exemplo: a propaganda enganosa, entrega extraviada, cobrança indevida ou atraso na entrega do produto.

Nesse sentido, este tipo de conflito pode ser prejudicial tanto para o consumidor quanto para a loja. Resolve-lo de maneira rápida e com eficiência seria a melhor alternativa para ambas as partes. Pela mediação, então, é possível alcançar, além da rapidez, uma alta economicidade, isso sem prejudicar a imagem da empresa ou dores de cabeça ao comprador.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato.

Assim como esse, há outros artigos no Blog da Arbtrato. Para saber mais sobre a  Arbitragem Online, confira nosso curso EAD sobre o tema.

Emily da Silva Pereira