Mediador Imobiliário e sua atuação

Mediador Imobiliário e sua atuação: Você sabe o que faz um mediador imobiliário? Qual a sua importância e quando é preciso requisitá-lo? Neste artigo iremos discorrer acerca deste profissional de mediação imobiliária. Vamos lá?

Bem, antes de tudo, é preciso conceituar o que é mediação imobiliária. Mediação imobiliária consiste por um processo de negociações relacionadas a bens imóveis. São realizadas, com o propósito de facilitar o diálogo entre as partes envolvidas, sejam elas vendedores e compradores ou locadores e locatários.

Com isso, a atividade do mediador, um profissional imparcial, será atuar como um intercessor entre as partes. Nesse sentido, ele irá identificar o problema existente, e propor modos de resolve-lo.

Mediador Imobiliário e sua atuação: Qual o papel da mediação imobiliária na segurança dos negócios?

Além disso, qual o papel da mediação imobiliária na segurança dos negócios?

Sabe-se que a mediação prevista pela Lei Nº.13.140 de 2015 é uma método de resolução de conflitos do direito com o objetivo de resolve-los de forma amigável e célere. Assim, evitará demandas judiciais, que consequentemente, ocasionaria mais tempo e custos, ou seja, a mediação é uma opção mais vantajosa às partes.

Dessa maneira, optar por mediação nos negócios imobiliários, é uma forma de se obter mais segurança jurídica, pois o mediador irá certamente, ajudar a manter a integridade e preservação do negócio, evitando que mais controvérsias aconteçam.

Características necessárias para atuar na área

Visto estes aspectos, em seguida iremos apontar algumas características necessárias para a atuação do mediador. Dentre elas estão:

  • Pessoa capaz e graduada há pelo menos 2 anos em qualquer área de formação (conforme dispõe a lei de mediação Nº.13.140 de 2015);
  • Que tenha certificado de capacitação por meio de cursos realizados pelos tribunais ou ENFAM (Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados);
  • Habilidade de comunicação;
  • Conhecimento sobre as leis e normas da área imobiliária;
  • Técnicas de negociação imobiliária;
  • Imparcialidade, flexibilidade e adaptabilidade com imprevistos.

Situações que necessitam de um mediador imobiliário

Vimos anteriormente que a mediação imobiliária pode ser utilizada em diversas situações, como negociações de compra e venda ou locação por exemplo.

Assim, listaremos agora, algumas situações possíveis de se utilizar a mediação.

Desse modo, podemos citar como exemplo:

  • conflitos de locação;
  • descumprimento de cláusulas previstas em contratos do negócio imobiliário;
  • elaboração e estipulação de contratos;
  • e por fim, a negociação assistida, isto é, auxiliar as partes a chegarem a um acordo ou trazer mais segurança ao negócio.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato.

Assim como esse, há outros artigos no Blog da Arbtrato. Para saber mais sobre a  Arbitragem Online, confira nosso curso EAD sobre o tema.