Qual a diferença entre ADR e ODR?

Qual a diferença entre ADR e ODR? O que significa cada uma delas? Neste artigo você irá conhecer sobre estes dois grandes temas do direito. Vamos lá?

Primeiramente, cabe destacar o significado das siglas. Bem, ADR, no inglês, significa Alternative Dispute Resolution, quanto que ODR, significa Online Dispute Resolution.

ADR, então, nada mais é, que os meios alternativos de resolução de conflitos. Ou seja, se trata de modos extrajudiciais de resolução de conflitos, em que não é utilizado o Poder Judiciário.

Esta alternativa se tornou cada vez mais eficiente e utilizada atualmente na esfera jurídica, que dentre elas estão: a arbitragem, mediação, conciliação e negociação.

Qual a diferença entre ADR e ODR? Quais são os benefícios de ADR?

Nesse ínterim, suas principais vantagens são a utilização de melhores técnicas para resolver o caso apresentado. Possuem como princípio a confidencialidade; evitam-se altos custos; e otimiza-se o tempo. Garante, da mesma forma, uma maior eficiência nos interesses das partes.

Os meios alternativos de resolução de conflitos estão garantidos em lei e devem sempre que possível serem estimulados. O Código de Processo Civil, no art 3º, § 3º expressa:

§ 3º A conciliação, a mediação e outros métodos de solução consensual de conflitos deverão ser estimulados por juízes, advogados, defensores públicos e membros do Ministério Público, inclusive no curso do processo judicial.

O que é ODR (Online Dispute Resolution)?

De maneira similar, a ODR se vale dos mesmos meios que a ADR, porém, por outro lado, estas são convertidas unicamente para o meio digital.

Assim sendo, para que as ODRs sejas eficazes no mundo jurídico, as plataformas digitais devem possuir alto preparo e conhecimento tecnológico para lidarem com este tipo de demanda.

Quais são os benefícios de ODR?

Dentre os principais benefícios das ODRr estão:

  • Maior flexibilidade e organização;
  • Praticidade;
  • Alcance de maior número de pessoas.

Caso tenha se interessado pelo assunto, leia também: A importância de conhecer os serviços de arbitragem.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato.

Assim como esse, há outros artigos no Blog da Arbtrato. Para saber mais sobre a  Arbitragem Online, confira nosso curso EAD sobre o tema.