Como prevenir mal entendidos na mediação

Você conhece o processo de mediação? Nesse post iremos te explicar o que é e ajudar a prevenir mal entendidos na mediação.

A mediação é um método alternativo de resolução de conflitos que pode se dar pelo Poder Público (no Judiciário) ou por uma empresa privada. Ela tem como objetivo facilitar a comunicação entre as partes para ajudá-las a chegar em uma solução para o conflito.

Para esse procedimento estão presentes o mediador, que deve ser imparcial e saber conduzir a mediação de uma forma tranquila para as partes negociarem. Nesse sentido, vale lembrar que o mediador apenas deve facilitar a comunicação entre as partes, não podendo interferir diretamente, nem impor qualquer decisão.

Como o mediador pode prevenir mal entendidos na mediação?

De início, o profissional deve saber interpretar o conflito de uma forma totalmente neutra, sem tomar partido enquanto deve buscar compreender cada parte e o problema levantado. Deste modo, ele poderá conduzir o processo de uma forma mais igualitária e equilibrada.

Ademais, é importante que o mediador saiba estabelecer a comunicação respeitosa entre as partes. Isso porque, muitas vezes, elas podem estar alteradas pelo estresse do problema, o que pode gerar brigas desnecessárias. Deste modo, para evitar essas tensões, o mediador deve permitir que as partes se expressem da melhor forma para que possa entender o conflito, mas sem desrespeitar o outro lado.

Além disso, o principal atributo do mediador é auxiliar as partes a enfrentar o problema de forma neutra, sem dar sua opinião. Conforme já mencionado, o mediador tem a função apenas de facilitar a comunicação entre as partes, sendo que estas deverão encontrar e decidir a melhor forma de resolver os conflitos.

O que as partes podem fazer para evitar mal entendidos?

Do outro lado, as partes podem colaborar com o mediador para que ele possa cumprir sua função de melhorar a comunicação entre elas.

Em razão disso, devem sempre comunicar as ideias que tiverem e estarem disposta a ouvir a parte contrária. Também é importante que busquem ser compreensivas e flexíveis, pois não é sempre possível achar uma solução que agrade totalmente os dois lados. Assim, devem estar dispostos a ceder em algumas exigências.

Nesse sentido, uma comunicação respeitosa e compreensiva pode melhorar a confiança e o relacionamento entre as partes, o que facilitaria ainda mais chegar em um acordo.

Conclusões

Por fim, tanto o mediador quanto as partes devem agir de boa-fé, mantendo o autocontrole e o respeito durante todo o processo. Um ponto importante para valorizar a boa comunicação entre as partes é para que elas possam manter a relação negocial, se assim desejarem, após a resolução do conflito.

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