O que faz um Mediador Imobiliário?

Você sabe o que o mediador imobiliário faz? Nesse artigo iremos explicar o que você precisa saber sobre esse profissional.

O mediador imobiliário é um profissional especialista na área imobiliária que irá auxiliar na negociação de conflitos na área imobiliária, facilitando a comunicação entre as partes envolvidas na relação negocial. Essa atuação irá contribuir para a resolução de conflitos a fim de evitar uma ação judicial.

Primeiramente, é importante destacar a figura do mediador, que é um terceiro imparcial que irá ajudar a comunicação entre as partes do contrato. Essa característica da neutralidade e imparcialidade é de extrema importância uma vez que o mediador não pode dar decisões nem propor ideias. Ele deve apenas possibilitar uma comunicação pacífica entre as partes para que estas cheguem sozinhas à melhor solução para seus conflitos.

Quais os requisitos para ser um mediador imobiliário?

Para exercer essa função, o profissional deve possuir alguns atributos, como por exemplo deve ter um conhecimento técnico e especializado sobre o mercado imobiliário e suas leis, além de conhecer técnicas de negociação nessa área.

De mesmo modo, deve possuir habilidades para estabelecer a comunicação entre as partes, as chamadas “soft skills” sabendo manter a calma mesmo no meio de tensões.

Também, conforme mencionado, o mediador deve ser sempre imparcial nas negociações, entendendo que ele está ali apenas para mediar a conversa e que as partes devem chegar a um acordo sozinhas.

Outra característica importante é a capacidade de pensar rápido e saber conduzir o procedimento mesmo com eventual estresse entre as partes.

No mais, a lei 13.140, conhecida como Lei de Mediação, em seu artigo 9º, dispõe que o mediador extrajudicial pode ser “qualquer pessoa capaz que tenha a confiança das partes e seja capacitada para fazer mediação, independentemente de integrar qualquer tipo de conselho, entidade de classe ou associação, ou nele inscrever-se“.

Em quais situações ele pode atuar?

No geral, esse mediador pode atuar nas negociações que envolvam contratos de compra, venda ou locação de imóveis. Assim, os principais conflitos são a respeito de reajuste de aluguéis, descumprimento de cláusulas contratuais, atraso na entrega das chaves, renegociação do contrato, entre vários outros.

Por fim, é importante ressaltar que contratar um medidor imobiliário pode garantir mais agilidade, menos burocracia e mais confiabilidade nas negociações dessa área. Isso porque a solução será encontrada pelas próprias partes sem a necessidade de levar a discussão ao poder judiciário.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato.

Assim como esse, há outros artigos no Blog da Arbtrato. Para saber mais sobre a  Arbitragem Online, confira nosso curso EAD sobre o tema.