Principais erros na mediação online

Você sabe quais são os principais erros cometidos na mediação online? O que é mediação e para que serve? Neste artigo iremos destacar alguns pontos importantes que devem ser evitados no processo de mediação, bem como, mostrar maneiras mais eficazes para que o seu desenvolvimento seja bem sucedido. 

Bem, primeiramente, faz-se necessário entender o que é mediação. A mediação é regida pela Lei n. 13.140 de 2015. Pode-se afirmar, que é um meio de solução de controvérsias através do diálogo, sendo realizada de maneira mais amigável e ágil. E é claro, valendo-se dos princípios essenciais que a norteiam, como a autonomia da vontade das partes, confidencialidade, isonomia e busca do consenso. 

Agora você deve estar se perguntando, como esse processo é realizado?  A saber, a mediação é uma forma adequada de solução de conflitos, norteada pelo mediador – terceiro e imparcial, escolhido de comum acordo pelas partes ou pelo Tribunal – que, dispondo de todas as características necessárias, irá conduzir o caso. 

O papel do mediador, nesse sentido, é propor caminhos alternativos para que as próprias partes escolham a melhor solução para o problema apresentado. Você pode conferir os requisitos para ser mediador em nosso artigo: Quais são os requisitos para ser mediador? 

Nesse sentido, a mediação é uma ótima alternativa para que os conflitos sejam resolvidos de maneira rápida, eficaz e econômica. Vale dizer, que além da mediação, a arbitragem também é um método cada vez mais comum na solução de controvérsias. Nossa plataforma Arbtrato trabalha com estes métodos de maneira totalmente online, buscando a democratização do acesso fácil à justiça em todo o Brasil. 

Quais são os principais erros cometidos na mediação online?

Visto o conceito de mediação, abordaremos agora os principais erros cometidos nesse procedimento. Sabemos que em qualquer processo ocorrido, erros acontecem, podendo assim, prejudicar todo o sucesso do procedimento. Assim, dentre os principais erros na mediação online que podemos citar, estão:

  • Falta de preparação: Não investir tempo suficiente na preparação do mediador e das partes envolvidas pode levar a uma mediação ineficaz. As partes devem estar bem informadas sobre o processo e suas expectativas. Uma das formas de preparação que podemos citar é a inclusão de evidências e informações relevantes para o caso. Além disso, o advogado deve instruir seu cliente e informá-lo de como acontece o procedimento de mediação, para saberem o que esperar. 
  • Falta de comunicação eficaz: A comunicação é fundamental na mediação, e a falta de clareza na comunicação pode levar a mal-entendidos e agravar o conflito. É importante que as partes se expressem de forma clara e que o mediador facilite a comunicação.
  • Falta de imparcialidade: O mediador deve ser imparcial e neutro. Qualquer sinal de favorecimento a uma das partes pode comprometer o processo. Por isso, é importante contar com um profissional altamente qualificado para o caso, os mediadores da nossa Câmara online Arbtrato, por exemplo, passam por várias seleções até termos certeza de que ela uma pessoa capacitada para o cargo. 

Conclusão

A mediação online, é uma ferramenta extremamente satisfatória na resolução de conflitos, todavia, vimos neste artigo que para que seja bem sucedida, deve-se evitar os erros citados. Se utilizada de maneira adequada e aderir às melhores práticas o sucesso na mediação será garantido. 

Se este artigo despertou seu interesse sobre os métodos adequados de resolução de conflitos, como a mediação e a arbitragem online, consulte nosso site: Arbtrato

Ainda, caso queira estudar sobre este assunto, recomendamos nosso curso Jornada da Arbitragem.