Eficiência na Resolução: Técnicas Cruciais para Mediadores

De início, é preciso lembrar, de modo breve, o que é a mediação e qual sua aplicação. A mediação é regulamentada pela lei 13.140/2015 e consiste em uma forma alternativa de resolver conflitos, onde as próprias partes negociam para tentar um acordo. O grande diferencial desse método é a presença de um terceiro, que atua como um facilitador do diálogo. Essa pessoa denomina-se mediador e é ele quem conduz as negociações.

Ainda, importante lembrar que a mediação pode ocorrer tanto em processos judiciais, como pode ser um procedimento extrajudicial. Aos que desejam saber mais sobre o método, sugerimos a leitura do artigo “o que é mediação”, também disponível em nosso blog. Um outro procedimento extrajudicial para resolução de conflitos é a arbitragem, que oferece excelentes oportunidades de carreira. Para saber mais como se preparar, conheça a Jornada da Arbitragem.

Agora, vamos nos limitar a estudar um pouco das técnicas que podem ser usadas na mediação.

Como o objetivo central da mediação é chegar a um acordo, as técnicas possíveis de uso são todas voltadas a este fim. Dessa forma, são meios que o mediador pode e deve usar para facilitar as transações entre as partes. Portanto, desde já cabe destacar que o uso das técnicas seguintes depende exclusivamente da capacitação técnica do terceiro que mediará a situação.

Principais técnicas para mediar um conflito:

Parafraseamento: consiste, basicamente, numa síntese do que as partes disseram. Ou seja, o mediador reproduz o que as partes falaram, sem alteração de sentido ou significado, mas de um modo mais simples e sucinto, com o objetivo de facilitar o entendimento entre si. Dessa forma, o diálogo fica mais inteligível e fluído, não dando azo à interpretações errôneas por algum dos lados. Assim, evita-se uma má inteligência do que foi dito.

Resumo: esse método assemelha-se muito com a anterior. Porém, a diferença essencial está no fato de que esse meio serve para estabelecer uma ponte entre os objetivos das partes. Assim, em casos complexos, é possível que o mediador resuma a situação tanto quanto possível e com isso destaque qual o ponto comum entre as pretensões. Após isso, a negociação acontece de modo muito mais simples.

Rapport: aqui, trata-se de um meio de conquistar a confiança dos envolvidos. Diz respeito à uma forma de estabelecer uma relação de empatia com as partes. De certa forma, é o mediador imaginar-se no lugar dos envolvidos.

Escuta ativa

É a principal técnica que deve estar presente na mediação. Nela, o mediador ouve com muita atenção o que cada uma das partes diz. Ao mesmo tempo observa a linguagem corporal de quem fala e analisa todo o contexto de forma detalhada. Ainda, também observa sua própria postura, para que aja de modo a instigar os envolvidos a falarem no seu turno e a ouvir com atenção e respeito quando for a vez do outro lado.

Dessa maneira, a técnica da escuta ativa envolve os seguintes aspectos:

  • foco máximo no relato da parte, sem distração alguma;
  • deixar de lado todos os preconceitos, julgamentos e juízos de valores, para manter a imparcialidade máxima;
  • evidenciar, com máximo respeito, que está ouvindo plenamente tudo o que a parte está dizendo;
  • ao término da fala, confirmar com a parte o que foi compreendido, para evitar dúvidas e má interpretação dos fatos.

Caucus (sessões individuais): outra técnica de extrema valia. Nela, o mediador ouve cada uma das partes, separadamente, para que se sintam mais a vontade para se expressarem. Com isso, o facilitador muitas vezes consegue ter uma visão mais ampla do assunto e assegura discrição e privacidade aos envolvidos.

Brainstorming: meio muito usado no âmbito de grandes empresas, objetiva instigar a criatividade das partes. Assim, o mediador estimula os envolvidos a buscarem o máximo de soluções possíveis para o litígio, aumentando em muito a chance de êxito em firmar um acordo.

Considerações finais

Como se viu, são várias as técnicas que podem facilitar uma mediação. Nesse sentido, é muito importante lembrar a importância de contar com um mediador qualificado e experiente. Assim, mesmo a mais complexa das questões, acaba resolvida de forma simples e prática, desde que conduzida da maneira certa.

Portanto, ao buscar uma câmara de mediação, tenha cuidado e escolha uma de confiança, com profissionais experientes e habilitados para lhe auxiliarem. A ARBTRATO trabalha com mediação online, com profissionais qualificados e comprometidos com seus clientes. Assim, um procedimento que já era rápido e prático fica ainda melhor. Visite nosso site e confira!

Gostou do artigo?

Assim como essa, há outras posts como este aqui no Blog da Arbtrato. Ainda, para saber mais sobre a  Arbitragem Online, que é uma outra forma de resolver conflitos de forma extrajudicial, baixe nosso e-book ou se inscreva na próxima turma da Jornada da Arbitragem.