O que faz um mediador na prática?

Você sabe o que é um mediador? E o que ele faz na prática? Nesse artigo iremos te explicar sobre esse profissional.

O mediador é um profissional que atua em um dos principais métodos alternativos de resolução de conflitos, qual seja, a mediação. Para entender mais a fundo o que é a mediação, assista a esse vídeo.

Na mediação, o papel do mediador é agir como um terceiro que irá possibilitar e facilitar a comunicação entre as partes que estão em um conflito. Essa atuação deve ser totalmente imparcial e deve se utilizar de técnicas de autocomposição, sempre auxiliando para que as próprias partes consigam chegar a um acordo.

Assim, o papel do mediador é única e exclusivamente garantir uma comunicação respeitosa e aberta entre as partes, sendo que não é permitido a ele dar opiniões pessoais ou agir como julgador da causa.

No mais, a Lei 13.140 de 2015, mais conhecida como a Lei de Mediação, determina em seu artigo 9° quem pode ser mediador, conforme observamos a seguir:

Art. 9º Poderá funcionar como mediador extrajudicial qualquer pessoa capaz que tenha a confiança das partes e seja capacitada para fazer mediação, independentemente de integrar qualquer tipo de conselho, entidade de classe ou associação, ou nele inscrever-se.

Ademais, sobre o procedimento, devem ser observadas as regras dispostas nos artigos 14 a 23 da referida Lei.

Quais são as habilidades esperadas de um mediador?

São muitas as habilidades apreciadas em um bom mediador, sendo que as principais estão diretamente ligadas com a capacidade de promover uma comunicação entre as partes, como por exemplo:

  • saber como aplicar as técnicas de autocomposição em cada tipo de conflito;
  • escutar as duas partes igualmente, sempre com técnicas de escuta ativa;
  • conseguir manter um clima de respeito entre as partes e saber conduzir quando estiverem exaltadas;
  • incentivar as partes a desenvolver e trazer soluções que possam atender ao máximo o interesse dos envolvidos,
  • analisar os fatos e possíveis soluções por uma ótica conciliatória, não tão presa à perspectiva judicial.

Portanto, essas são apenas algumas das características mais importantes que o mediador precisa estar atento para exercer a sua profissão com excelência, podendo ainda ser consideradas muitas outras dependendo de cada caso.

Por fim, resta ressaltar que os mediadores da Arbtrato são qualificados e preparados para resolver os mais diversos conflitos por meio da mediação, considerando que são selecionados a partir de um processo seletivo.

Para saber mais sobre o assunto, você pode acessar nosso post sobre as técnicas que podem ser aplicadas na mediação.