A advocacia atual: Como ela se moderniza?

Todos os anos nas universidades espalhadas pelo país, milhares de alunos concluem a faculdade de Direito, são aprovados no Exame da Ordem e começam sua vida na área da advocacia.

Então, alguns desejam uma vaga em grandes escritórios, outros preferem ter independência e trabalhar sozinho e tem aqueles que sonham em iniciar seu próprio escritório.

Assim, seja qual for o caminho escolhido, esses profissionais passarão pela realidade de todos os dias se manterem por atualizados de todas as diretrizes e novidades da sua área de atuação.

Isso porque, o Direito por si só é um ramo dinâmico e movimentado: novas leis, decretos e portarias que influenciam diretamente sua forma de atuação e na estratégia de defesa de um cliente, apenas por isso, ouso dizer que a advocacia não é um ramo para acomodados.

Todas essas características inerentes das carreiras jurídicas são agravadas atualmente, afinal, hoje em dia, graças à internet, o meio jurídico passou – e passa – por um momento de modernização, embora nos convide a sair da zona de conforto, ela fornece meios mais fáceis e ágeis para o profissional se atualizar ou buscar informações, modernizando a gestão do seu negócio.

Portanto, no decorrer desse artigo, analisaremos a modernização na advocacia por uma perspectiva história, pautaremos as principais mudanças e iremos verificar as principais inovações para os próximos anos.

Vamos começar nossa jornada pela modernização na advocacia?

A velha advocacia

Primeiramente, era mais difícil entrar em contato com um cliente. Para procurar uma informação somente os livros poderiam ajudar, muitas vezes procurar uma determinada jurisprudência demorava horas – ou até mesmo dias.

O jornal era entregue todos os dias pela manhã e era a única forma de acompanhar as publicações do Diário Oficial.

Os escritórios de advocacia usavam máquinas de escrever para fazer petições, os carimbos e anotações eram o meio mais usado para protocolar documento. Desse modo, tudo era feito no papel.

O começo da evolução

Enfim, a mudança chegou tímida através dos primeiros computadores de tela preta, o uso contínuo e melhorado da internet abriu um novo leque de opções de comunicações e negócios.

Dessa maneira, a evolução começou: Em 2007 surgiu à primeira geração do Iphone e o lançamento do sistema operacional android, a prática do coworking surgiu no Brasil pela primeira vez no ano de 2009 e em 2010 o mundo foi marcado pelo filme Avatar e suas inovações em filmagens 3D. Ferramentas de comunicação surgiram, empresas como Netflix, Spotify, Uber e Nubank chegaram ao país a partir de 2009 e em 2012 muitas pessoas já tinham uma conta no Facebook.

Entretanto, tudo isso e muito mais aconteceu só nos últimos dez anos de vida comum, é lógico que inovações tecnológicas surgiriam dentro da área jurídica.

No setor jurídico, a modernização começou de fato com a mudança do artigo 5º da Constituição Federal.

Foi através da emenda 45 que assegurou a transição dos processos físicos para o processo eletrônico. Logo após os processos foram digitalizados, o uso do papel foi eliminado e a forma de protocolar petições e recursos passou a ser de forma digital.

Nesse meio tempo, levantou-se uma discussão na comunidade que se dividia entre os inovadores que previam uma melhoria, e os tradicionais, que criticavam a medida por aumentar a celeridade.

Entretanto, não demorou para os escritórios de advocacia também se atualizarem e organizarem para acompanhar todas as mudanças.

As perspectivas atuais (e futuras)

O início da mudança ocorreu, de fato, com a digitalização dos processos. Mas não foi o fim dessa modernização, muito pelo contrário.

Atualmente existe uma verdadeira indústria de suporte ao judiciário. Profissionais em t.i., contabilidade, finanças, marketing, comunicação e outras áreas que dão suporte para o advogado, promovendo estratégias e softwares que otimizam ainda mais a rotina na advocacia.

A gestão de escritório, antes feita pelo advogado responsável pela empresa, passou a ser feita por profissionais especializados, os chamados consultores, contratados para resolver assuntos que o advogado não tem formação necessário para resolver, como recursos humanos e atendimento ao cliente.

Com o surgimento de sites promovedores do encontro com o cliente como JusBrasil e Dilipro, a captação foi facilitada.

Com a disseminação de redes sociais, os profissionais puderam revolucionar suas estratégias de marketing. Afinal, a OAB proíbe o uso de propaganda para promover serviços jurídicos. Dessa forma, as redes sociais tornaram-se solo fértil para marketing o marketing de conteúdo jurídico.

As tecnologias revolucionaram a advocacia.

Não só o uso dessas tecnologias tem aumentado, como também, o comportamento do cliente mudou! Agora, de acordo com a pesquisa da Findlaw Survey, 38% das pessoas entrevistadas procuram ou procurariam um advogado pela internet, 29% perguntariam a um amigo e apenas a minoria se dirigiria a um outro meio.

Além disso, tarefas mecânicas e de larga escala, que antes eram realizadas por estagiários ou pelo próprio advogado (consumindo assim, tempo que poderia ser aplicado em outra tarefa), já são realizadas por softwares suavizando a carga de trabalho do advogado. Um exemplo disso é o software PROMAD, que automatiza o acompanhamento de processos, publicações pelo nome do Advogado, proporciona um banco de dados dos processos cadastrados e das mídias digitais.

Também foi ponto de revolução, a forma que o próprio profissional vê sua área de atuação. Através da jurimetria, que é a ciência da estatística aplicado ao Direito, com o uso de softwares especializados que calculam as probabilidades, nesse sentido, através do auxílio das ciências exatas, a área jurídica já não é um jogo de sorte.

Acompanhando a evolução jurídica

Assim, acompanhar a inovação do setor é essencial. Compareça à eventos focados em inovação e novas práticas.

Tente identificar comportamentos, estratégias e conceitos a fim de evoluir a gestão de negócio. Colocar o escritório em dia com as novidades do ramo, é um comportamento essencial para um advogado de sucesso.

Manter em dia a conversa e o bom relacionamento com o cliente também é importante. Atualizar-se e estar em contato com pessoas é um bom caminho para estruturar relações com seus prospectos.

Existe uma infinidade de coisas que o advogado pode implementar em seu escritório para modernizar a advocacia.

Por isso é importante manter-se atualizado e adotar comportamentos que visem melhorar cada vez mais o seu negócio.

Não se esqueça de acompanhar o blog para estar sempre atualizado das inovações dentro da área jurídica!

Sandy Fernandes