Benefícios da Arbitragem Online Comercial: Inove em Conflitos

Você sabe quais são os benefícios da arbitragem online comercial? Nesse artigo vamos explicar sobre essa relação e suas vantagens.

O procedimento arbitral é um meio de resolução de conflitos que visa, principalmente, a rapidez, maior acessibilidade e confidencialidade na solução dos litígios. Isso em razão de o procedimento ter um prazo para prolação da sentença de até 6 meses, além de ser um procedimento menos oneroso, dependendo do conflito, e mais informal que o processo judicial e ser um sistema privado.

Caso esteja interessado, é possível se aprofundar mais no procedimento arbitral acessando o post sobre Como funciona o procedimento de arbitragem?

Nesse sentido, a arbitragem online é um meio ainda mais eficiente para o cumprimento desses objetivos, principalmente para as partes que não possam comparecer presencialmente.

A utilização da arbitragem online comercial e os benefícios dessa relação

Conforme disposto pelo artigo 13 da Lei 9.307/96, as partes possuem a prerrogativa de escolher quem será o condutos do processo. Tal direito pode ser uma grande vantagem na resolução do conflito pois possibilita a seleção de um árbitro com conhecimentos específicos nas questões controvertidas.

Além disso, acerca da celeridade do processo, a arbitragem pode ser relevante para as partes que litigam sobre um ponto específico em um contrato duradouro. Isso porque a arbitragem permite resolver uma discussão, que pode ser relativamente simples, em um período mais curto do que pelo processo judicial, não deixando um inconveniente pendente durante muito tempo, o que poderia trazer problemas no cumprimento do contrato a longo prazo.

Ainda, importa ressaltar que a sentença arbitral produz os mesmos efeitos de uma sentença judicial, exceto pela possibilidade de recorrer em segunda instância. Deste modo, o procedimento arbitral se torna ainda mais ágil, sem perder sua força normativa.

Para saber como funciona a mediação online na resolução de conflitos de uma empresa, acesse aqui.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato.

Assim como esse, há outros artigos no Blog da Arbtrato. Para saber mais sobre a  Arbitragem Online, confira nosso curso EAD sobre o tema.