Ação Ex Empto e Quanti Minoris

Ação Ex Empto e Quanti Minoris, o que significa? Qual a diferença entre venda ad mensuram e ad corpus? Você sabe? Se não, calma! Neste artigo trataremos sobre todos estas questões.

Primeiramente, iremos conceituar a Ação Ex Empto. Pois bem, esta ação é usada pelo comprador de um imóvel, no qual a área em que foi estipulada no contrato é menor daquela percebida no mundo real.

O que fazer nesta situação?

De fato, o comprador pode exigir três coisas. Quais sejam:

  1. A complementação da área faltante;
  2. A rescisão do contrato, se a perda for muito grave para manter o negócio;
  3. Pedir o abatimento proporcional ao preço, ou a devolução equivalente, se já pago.

A saber, isto está fundamentado essencialmente no art. 500  do Código Civil.

Qual a margem da área mínima para entrar com a ação Ex Empto?

O parágrafo primeiro do mesmo Diploma Legal, diz:

§ 1 Presume-se que a referência às dimensões foi simplesmente enunciativa, quando a diferença encontrada não exceder de um vigésimo da área total enunciada, ressalvado ao comprador o direito de provar que, em tais circunstâncias, não teria realizado o negócio.

Ou seja, a diferença encontrada deve ser superior a 5% ou 1/20 avos. Se for igual ou superior a esta margem, o comprador não tem direito/pretensão à ação.

Qual o prazo para o ingresso da ação Ex Empto?

Nesse hiato, o prazo para se ingressar com esta ação é de 1 ano a contar do registro do título. Está de conformidade com o art 501 do Código Civil. Que ao propósito, enuncia:

Decai do direito de propor as ações previstas no artigo antecedente o vendedor ou o comprador que não o fizer no prazo de um ano, a contar do registro do título.

Parágrafo único. Se houver atraso na imissão de posse no imóvel, atribuível ao alienante, a partir dela fluirá o prazo de decadência.

Diante o exposto, é recomendado, para evitar que estas situações ocorram, a vistoria de um engenheiro. O profissional poderá averiguar se os metros quadrados do imóvel estão iguais a oferecida pelo vendedor.

Quanti Minoris, o que significa?

Ação Ex Empto e Ação Quanti Minoris, o que significa? Em consonância, iremos tratar agora da chamada ação Quanti Minoris.

Bom, nesta via, o comprador irá se limitar apenas ao abatimento do preço. Não sendo possível, como na Ex Empto a anulação do contrato de compra e venda.

Sendo assim, nos termos do art. 442 do Código Civil:

 Em vez de rejeitar a coisa, redibindo o contrato (art. 441), pode o adquirente reclamar abatimento no preço.

Qual a diferença entre venda ad mensuram e ad corpus?

Em contraste, a expressão ad mensuram quer dizer que na venda de um imóvel, é delimitada o preço pela área (alqueire, hectare, metro quadrado). Ou seja, o comprador pode reclamar com a ação Ex Empto.

Em segundo lugar, a ad corpus, significa que o ímovel é comercializado pelo seu corpo inteiro, estipula-se uma metragem aproximada, não exata. Constituído assim, em corpo certo e determinado, pelas confrontações e divisas.

Essas situações que vimos no artigo podem ser resolvida de forma rápida e célere através da Câmara de Arbitragem da Arbtrato ou de um processo de mediação. Para saber como acesse o site e solicite o contato de um especialista.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato.

Assim como esse, há outros artigos no Blog da Arbtrato.