Mercado Imobiliário: Como funciona?

Você sabe como funciona o mercado imobiliário? Qual a tendências para 2023? Neste artigo iremos desvendar todas estas questões, além de como se dá investimento neste ramo. Vamos lá?

Bom, primeiramente, cabe trazer o seu conceito. Mercado imobiliário, em poucas palavras, é o setor pelo qual os imóveis são negociados. Como por exemplo, a compra, venda ou aluguel de determinado bem imóvel, sejam eles, apartamentos, casas, espaços comerciais, entre outros.

Quem compõe o mercado imobiliário?

Nesse sentido, é importante mencionar agora, quem são as pessoas integrantes deste ramo. Sendo elas: os corretores de imóveis, os interessados nos imóveis e os donos de imóveis.

Só para exemplificar, o dono, é o proprietário do imóvel que almeja negociá-lo. O interessado, por sua vez é quem possui interesse no bem, seja em comprar ou alugar.

Já o corretor, irá ajudar no processo de transação do bem, como o registro do imóvel. Ele irá, então, facilitar a conversa entre o interessado e o dono e dar andamento ao negócio.

Quem são os agentes?

Por conseguinte, trataremos agora, sobre os agentes deste setor. Dentre eles estão: as imobiliárias, os construtores, incorporadores, agentes financeiros, bancos e financeiras.

A imobiliária, é a agencia com a qual os corretores trabalham. Atua na negociação dos imóveis, seja em sua venda ou aluguel. Ela irá garantir os direitos e obrigações de cada parte. Os construtores realizam a construção do imóvel.

Já os incorporadores, garantem todo o processo de investimento sobre o imóvel. Irá coordenar a sua venda em frações. Além de identificar oportunidade e tendência de negócio.

Agentes financeiros, agora, são os responsáveis pelo controle tributário e outros registros do imóvel.

Os bancos e financeiras, por fim, estão regulados pela Lei 4.595/1964. Eles servem para auxiliar na compra ou financiamento de um imóvel.

Vale a pena investir no mercado imobiliário?

É certo afirmar que o imóvel é uma das coisas que mais são valorizadas de ano em ano. Tendo isso em vista, investir neste tipo de setor pode trazer grandes vantagens, quando se pensa em comprar para mais tarde vende-lo por um preço mais alto.

Além disso, é recomendável, portanto, que o investidor pesquise bastante sobre as formas de investimento e conheça também sobre os fundos imobiliários e cotas imobiliárias. Caso queira saber mais sobre o assunto, leia: Dica dos melhores fundos imobiliários e O que são cotas imobiliárias.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato.

Assim como esse, há outros artigos no Blog da Arbtrato. Para saber mais sobre a  Arbitragem Online, confira nosso curso EAD sobre o tema.