O que são cotas imobiliárias? Entenda como funciona
Cotas imobiliárias, você conhece esse novo modelo de negócio? Tendo em vista a alta vantagem de se investir em imóveis, as cotas imobiliárias tem ganhado muito destaque em nosso país.
Antes de tudo, é importante trazer seu conceito. Bem, cotas imobiliárias, nada mais são, que um grupo de investidores que decidem investir em construções a preço de custo. O objetivo do grupo é construir um empreendimento, sendo este, realizado especificamente através de uma Sociedade de Propósito Específico, regulada pelo Código Civil.
Com isso, o principal objetivo dos cotistas, é construir o imóvel, para mais tarde, vender pelo preço do mercado, o que certamente, é muito mais valorativo.
Como funciona a compra de cotas imobiliárias?
Pois bem, a compra de cotas pode se dar em duas maneiras, sendo: por subscrição, quando há o aumento da capital social, ou quando se adquire diretamente de sua sociedade; a outra via é a compra direta de quotas, quando o sócio compra quotas diretamente de outro sócio, total ou parcialmente.
Nesse ínterim, a compra livre de quotas só acontece entre sócios da sociedade limitada. Isto é, se a pessoa não for sócia a transferência diz-se como limitada, só acontece na não oposição de 1/4 dos titulares da Capital Social.
Como é feita a formalização da compra e venda de quotas?
Outrossim, a formalização deste procedimento se da através de um contrato de compra e venda de quotas. Em contrapartida, como é considerado uma tarefa bastante complexa, é recomendado que seja elaborado por uma due diligence, pois envolve a análise de diversos documentos como: Certidão Simplificada da Junta Comercial; Certidões Federais, Estaduais e Municipais; DRE (Demonstração do resultado do exercício); etc.
Caso queira saber mais sobre Due diligence leia nosso artigo: Due diligence: o que é, tipos e como fazer.
Como funciona a Construção a Preço de Custo?
Ao propósito, Sociedade de Propósito Específico é administrada por uma incorporadora ou construtora, e ela é constituída quando o grupo de investidores é fechado e todas as cotas preenchidas.
Só para exemplificar, a administradora decide a compra do terreno e acompanha a aprovação do projeto no município.
Com o projeto executado após as aprovações, as cotas são distribuídas a cada investidor com as unidades específicas.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato.
Fique por dentro das novidades se inscrevendo em nossa newsletter e conheça mais sobre a Arbtrato.
Poxa isso é magnífico ótimas oportunidades.