Mediação online: Descubra as 6 etapas de um acordo digital

O que é mediação online e quais as etapas de um acordo digital? Neste artigo será tratado todas estas questões, bem como, quais as vantagens da mediação e por qual meio é possível utilizar esse procedimento. 

Antes de tudo, é preciso conceituar o que é mediação. Bem, mediação, nada mais é que um método consensual de resolução de conflitos, em que a principal forma de resolver o problema é através do diálogo. Nesse sentido, a pessoa que intermedia o procedimento de mediação é o mediador, terceiro, especialista e imparcial, ele irá propor os melhores caminhos para que as próprias partes decidam pelo resultado final de sua controvérsia. Leia nosso artigo no blog caso tenha interesse em saber como os conflitos podem ser transformados em conexões através da mediação: Como transformar conflitos em conexões.

É válido ressaltar que a mediação está prevista pela Lei n. 13.140/2015 e pelo atual Código de Processo Civil, que determina que os meios consensuais devem ser adotados sempre que possível pelo Estado, assim dispõe o Art. 3º:

“§ 2º O Estado promoverá, sempre que possível, a solução consensual dos conflitos.”

“§ 3º A conciliação, a mediação e outros métodos de solução consensual de conflitos deverão ser estimulados por juízes, advogados, defensores públicos e membros do Ministério Público, inclusive no curso do processo judicial.”

O que é mediação online? Por qual meio é possível utilizar esse procedimento?

Feita essas considerações, discutiremos agora, o que é mediação online e por qual meio é possível utilizar esse procedimento. A mediação online é uma alternativa ágil, eficaz e econômica, justamente para garantir que pessoas de qualquer lugar em que estejam possam se utilizar desse método. 

Nossa câmara arbitral Arbtrato adota a mediação de maneira totalmente online, dispondo de profissionais qualificados espalhados por todo o Brasil e pelo mundo, utilizando da mediação para fazer com que as partes cooperem entre si e obtenham em tempo razoável uma decisão de mérito justa. Você pode conferir mais detalhes sobre a mediação em nosso site: Mediação Online.

Quais as etapas de um acordo digital? 

Nesse contexto, apresentaremos agora as 6 etapas que envolvem um acordo digital na mediação. Dentre eles estão: 

  1. Abertura e introdução: O mediador inicia a sessão online, cumprimenta as partes e introduz o formato e as regras da mediação online.
  2. Declarações iniciais: Cada parte tem a possibilidade de trazer os fatos e argumentos, além de provas para o seu caso.
  3. Comunicação: As partes discutem as opções, e o mediador facilita a comunicação por meio de recursos online, como videoconferência. 
  4. Acordo: Se um acordo for alcançado, é registrado eletronicamente, e a transação firmada entre as partes é protocolada digitalmente.
  5. Encerramento: O mediador revisa o acordo, fornece informações sobre o cumprimento e encerra a sessão. As partes podem receber cópias eletrônicas do acordo.
  6. Acompanhamento: Se necessário, o mediador pode conduzir sessões de acompanhamento online para garantir o cumprimento do acordo. Durante todo o processo, a segurança e a confidencialidade das informações compartilhadas são garantidas pela nossa plataforma .

Conclusão

Em conclusão, a mediação online apresenta-se como uma abordagem inovadora e eficaz para a resolução consensual de conflitos. Ao adotar um método centrado no diálogo e facilitado por mediadores imparciais, essa prática não apenas agiliza o processo, mas também o torna mais acessível, econômico e flexível para as partes envolvidas, independentemente de sua localização geográfica.

Se gostou do conteúdo há mais artigos como esse em nosso site: Arbitragem e Mediação – Blog .

Ainda, recomendamos nosso curso Jornada da Arbitragem. para quem possui interesse em aprender mais sobre os métodos alternativos de resolução de conflitos.