6 habilidades na hora de transformar conflitos em conexões

Neste artigo abordaremos um tema que está intimamente ligado na resolução dos conflitos, sendo este, de como se dá a transformação de conflitos em conexões. Veremos  ainda, como os conflitos podem ser resolvidos da melhor maneira possível e qual o papel da mediação neste assunto. Fique com nós até o final deste artigo para desvendarmos todas estas questões. 

É certo afirmar que muitos dos conflitos submetidos hoje no Judiciário não são resolvidos a contento das partes envolvidas, até mesmo entre familiares é comum observar brigas e pendências que duram anos para serem resolvidas, esperando que o estado/juiz reconheça o direito de uma delas. No entanto, ao final, percebe-se que todo o tempo e energia investidos neste litígio nem valeria a pena, sendo que poderia ter sido resolvido com uma conversa ou acordo. 

Como a mediação pode ajudar na transformação de conflitos em conexões?

A mediação, é regida pela Lei n. 13.140 de 2015, e é reconhecida pelo ordenamento jurídico vigente como um meio alternativo de resolução de conflitos, também conhecido como ADRs, expressão em inglês, alternative dispute resolution. 

Neste método, o mediador, uma terceira pessoa, imparcial e especialista, irá conduzir o diálogo entre as partes, isto é, sugerir os melhores caminhos para que as próprias partes decidam sobre o problema apresentado. Você pode conferir mais sobre o que faz um mediador neste artigo: O que faz um mediador na prática? 

Na maioria das vezes, o conflito afasta as partes. Porém, a mediação pode servir como uma ferramenta para restaurar a conexão entre elas ou facilitar um acordo. Para exemplificar, na mediação podem ser discutidos diversos assuntos, tais como conflitos na área imobiliária, relações de consumo ou relações familiares. 

Nossa câmara arbitral, Arbtrato, trabalha com mediação e arbitragem online, com o objetivo de garantir o acesso democrático da justiça com alcance em todo o Brasil. Você pode consultar mais informações sobre a câmara em nosso site:  Mediação Online Arbtrato. 

Quais são as principais formas de resolver conflitos?

Visto estas questões, listamos agora as principais formas de resolver conflitos de forma ágil e eficaz, dentre elas estão: 

  • Empatia: Coloque-se no lugar da outra pessoa para compreender suas emoções e motivações. A empatia é uma ferramenta poderosa para suavizar conflitos e fortalecer conexões.
  • Enfoque nos interesses comuns: Identifique interesses compartilhados e objetivos em comum. Ao destacar o que as partes têm em comum, torna-se mais fácil encontrar soluções que beneficiem ambas.
  • Comunicação eficaz: Desenvolva habilidades de comunicação que promovam o diálogo aberto e honesto. Evite acusações e escute atentamente as preocupações da outra parte.
  • Busca por soluções colaborativas: Em vez de encarar a situação como uma competição, aborde-a como uma oportunidade de colaboração. Trabalhar juntos para encontrar soluções pode fortalecer os laços entre as partes.
  • Aprenda com os conflitos: Encare os conflitos como oportunidades de aprendizado. Cada desafio superado pode fortalecer a compreensão mútua e a resiliência do relacionamento.
  • Assuma responsabilidade: Seja capaz de reconhecer seus próprios erros e contribuições para o conflito. Assumir responsabilidade pode abrir caminho para a reconciliação.

Conclusão

Apresentamos nesse artigo, que a mediação é uma ótima ferramenta para que conflitos sejam solucionados eficazmente, e que através deste método é possível restabelecer uma boa relação e conexão entre as partes. 

A resolução do problema é fundamental para uma boa convivência e uma vida mais saudável em comunidade.

Gostou do conteúdo? recomendamos que leia nossos outros artigos em nosso blog.

Caso tenha interesse em estudar sobre os métodos consensuais de resolução de conflitos acesse nosso curso:  Jornada da Arbitragem.