As Novas Dimensões Das Atividades Jurídicas
As novas Dimensões das Atividades Jurídicas é uma das causas do Direito estar entre os cursos mais concorridos nos vestibulares de todo Brasil.
As novas dimensões das atividades jurídicas é uma das causas do Direito estar entre os cursos mais concorridos nos vestibulares de todo o país.
Além da remuneração, cujos valores podem ultrapassar os R$ 25 mil no serviço público, por exemplo.
Apesar de ser uma profissão antiga, possuir formação em Direito nunca deixou de ser indispensável pois a sociedade precisa de profissionais competentes para atuar com diferentes contextos e em distintas áreas.
Em razão do avanço das tecnologias, e a demandas diferenciadas, o Direito tem cada vez mais áreas de atuação.
Assim, as atividades jurídicas exigem constante evolução.
Por isso, aqueles que tem se inovado, adotado a tecnologia como ferramenta de trabalho, tem identificado novas áreas e novas oportunidades.
Pensando nisso, veja agora as principais atividades jurídicas do Direito que estão em ascensão no Brasil.
5 Principais Áreas do Direito Em Ascensão
Se você quer saber quais as atividades jurídicas que estão em Ascensão, veja essa lista que vai abrir seus horizontes!
#1 Atividade Jurídica de Recuperação Judicial Crédito
O advogado especialista em recuperação judicial e de crédito está sendo cada vez mais procurado por empresas com dificuldades financeiras, em decorrência do cenário econômico atual.
Responsável por litígios que envolvam empresas em fase de recuperação judicial, esse profissional também pode ser responsável atuar em favor dos bancos credores, por exemplo.
#2 Atividade Jurídica em Compliance e ética
Com a entrada em vigor da Lei Anticorrupção, as instituições passaram a prestar mais atenção em questões como:
- ética corporativa,
- auditoria interna e
- código de conduta.
Assim, a especialização em compliance e ética está entre os principais ramos do Direito.
Além disso, outro fator que tem levado a ascensão dessa área do Direito são as inúmeras operações deflagradas no país, como a da Operação Lava Jato, por exemplo.
Quem opta por esse ramo de atuação é capaz de trazer mais transparência às transações e aos processos das empresa, de forma a garantir que tudo esteja dentro da lei.
#3 Atividade Jurídica em Biodireito
O especialista em biodireito, que é um ramo do Direito Público, cuidará das relações jurídicas entre o direito e os avanços tecnológicos ligados a questões como a reprodução assistida, fertilização, ao corpo como um todo e à dignidade da pessoa humana.
Foi devido ao avanço biotecnológico que deu origem a necessidade de regular este campo, que também está associado à bioética.
#4 Atividade Jurídica em Direito Digital
O Direito Digital, também conhecido como Direito de Internet, se destacou depois da promulgação do Marco Civil da Internet.
Assim, nasceu esse ramo do Direito que ainda está em ascensão devido ao próprio avanço tecnológico.
A temática do Direito Digital é tão importante que algumas faculdades dedicam uma disciplina para estudo do tema.
#5 Atividade Jurídica em Arbitragem
O profissional que escolhe atuar nesta área do Direito representa as partes na Câmara Arbitral e trabalha pela resolução do litígio fora do Poder Judiciário, de forma menos burocrática e mais barata.
Portanto empresas também têm recorrido à Câmara Arbitral, uma vez que os árbitros são escolhidos pelos próprios litigantes.
Então… Comenta aqui… O que achou dessas novas possibilidades do Direito? Você atua em alguma dessas áreas ou tem o objetivo de atuar um dia?
Compartilhe conosco nos comentários do
https://arbtrato.com.br!
E se você gostou deste artigo, veja também:
Uso de Aplicativos do Google Na Advocacia