Papel do advogado empresarial na resolução de conflitos

Papel do advogado empresarial na resolução de conflitos: Como se preparar? Sabe-se que os meios consensuais, como a arbitragem, mediação e negociação, são opções imprescindíveis na esfera jurídica atualmente. Desvendaremos neste artigo, qual a importância de um advogado empresarial utiliza-los. Vamos lá?

Qual a função de um advogado empresarial?

Primeiramente cabe pontuar qual a função deste profissional. Pois bem, seu objetivo, é prestar assessoria jurídica às empresas, de modo que garanta segurança e planejamento desta, para o seu total desenvolvimento e fluidez dos seus negócios.

Leia também: Assessoria jurídica: o que é, como funciona e exemplos

Nesse sentido, o advogado irá trabalhar por exemplo, elaborando contratos sociais e evitando que a empresa tenha problemas com a lei, pois irá sempre que necessário, atualiza-la.

Nesta profissão, então, é certo afirmar, que levar a empresa para litigar no Judiciário nem sempre é a melhor escolha. Ele deve buscar, antes de tudo, pesquisar outras maneiras de resolver o problema, tais como a mediação e a arbitragem.

Você pode conferir mais sobre estes temas nestes artigos: Como a mediação online pode ajudar sua empresa? e A importância de conhecer os serviços de arbitragem.

Em consonância, assim dispõe o Código de Processo Civil em seu art 3º:

 Art. 3º Não se excluirá da apreciação jurisdicional ameaça ou lesão a direito.

§ 1º É permitida a arbitragem, na forma da lei.

§ 2º O Estado promoverá, sempre que possível, a solução consensual dos conflitos.

§ 3º A conciliação, a mediação e outros métodos de solução consensual de conflitos deverão ser estimulados por juízes, advogados, defensores públicos e membros do Ministério Público, inclusive no curso do processo judicial.

De maneira análoga, assevera o Código de Ética da OAB:

Art. 2º O advogado, indispensável à administração da Justiça, é defensor do Estado
democrático de direito, da cidadania, da moralidade pública, da Justiça e da paz social,
subordinando a atividade do seu Ministério Privado à elevada função pública que
exerce.

Parágrafo único. São deveres do advogado:

VI – estimular a conciliação entre os litigantes, prevenindo, sempre que possível, a
instauração de litígios;
VII – aconselhar o cliente a não ingressar em aventura judicial;

Qual a importância em utilizar os meios consensuais na resolução de conflitos?

Diante deste cenário, vimos que litigar no Judiciário não é uma boa ideia, além do processo levar anos para ser concluído, temos os altos custos e a exposição da imagem da empresa ao público.

No entanto, utilizar os meios consensuais é uma forma de evitar todos esses estresses e obter êxito na resolução dos processos de maneira rápida, privada e econômica. Nós da Arbtrato fornecemos este tipo de serviço. Caso queira saber mais, clique aqui.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato.

Assim como esse, há outros artigos no Blog da Arbtrato. Para saber mais sobre a  Arbitragem Online, confira nosso curso EAD sobre o tema.