Constelação Sistêmica: O que é?

A constelação familiar, foi criada pelo alemão Bert Hellinger (1925-2019). É um método terapêutico de resolução de conflitos que permeiam gerações. Bert, sugeria analisar o sujeito e suas ações a partir do seu sistema originário, ou seja, a sua família.

Segundo ele, muitos problemas enfrentados por uma pessoa (traumas, dificuldades e bloqueios, por exemplo) são oriundos do passado, não só da pessoa, mas também de toda a família, até mesmo em gerações anteriores.

A expressão “direito sistêmico” refere-se ao conceito criado pelo juiz Sami Storch. Nasceu da análise do direito sob a ótica do estudo das constelações de Bert Hellinger.

Para então, identificar padrões disfuncionais, repetidos geração após geração. Como resultado, esse método vem sendo aplicado por Tribunais em todo o país.

Isso não apenas diminui a ação do Poder Judiciário na esfera pessoal, como também, e principalmente, nas relações familiares dos envolvidos na lide.

Através da constelação, é possível encontrar os reais problemas, e com isso, resolvê-los de forma mais eficaz e plena.

Hellinger, buscou entender como as emoções acumuladas nos núcleos familiares, influía na tomada de decisão de cada pessoa.

De fato, ao identificar essas emoções, descobria-se um padrão de pensamento e com isso a origem do conflito. Ou seja, as partes tomam consciência dos motivos que as fizeram agir daquela maneira, para que com isso, então, o conflito não volte a se repetir.

O ministro Humberto Martins, se manifestou sobre o direito sistêmico em 2018, com a seguinte opinião:

“O diferencial da técnica utilizada (constelações familiares) decorre do fato que busca resolver não apenas as questões jurídicas em litígios posta em juízo, mas procura desvendar os dramas pessoais envolvidos nas disputas familiares, alcançando as questões e os conflitos que estão na origem das demandas. E quando a técnica terapêutica é utilizada, com sucesso, consegue resolver não apenas a disputa objeto do processo judicial, mas, sobretudo, restabelece o primordial, que é a paz e a harmonia entre os familiares litigantes”

Nesse sentido, a sentença, no âmbito judicial, muitas vezes, apenas põe fim ao processo, ou seja, não põe fim ao conflito.

A constelação familiar vem sendo aplicada no direito brasileiro a partir da Lei de mediação (Lei.13.140/2015), como um auxílio às técnicas extrajudiciais.

Este sistema é amparado pela resolução de nº 125/10 do CNJ, bem como pelo CPC (Lei 13.105/2015). Portanto, há estimulo à humanização das ações com a autocomposição da lide, em especial no art. 3º, §2º e 3º da referida Lei.

A principal proposta do Direito Sistêmico, é o domínio dos padrões que influenciam o comportamento humano, e por fruto, dão origem aos conflitos. 

Portanto, é possível utilizá-lo em diversas áreas do direito e da vida, não apenas nas relações familiares. Exemplo disso, é o uso da constelação sistêmica nas áreas profissional e empresarial.

Ou seja, em primeiro lugar, na área profissional, o direito sistêmico, ajuda a reverter os aspectos limitantes que impedem o seu crescimento.

Ensina a lidar com o sucesso ou fracasso financeiro. O valor do dinheiro e o equilíbrio quanto ao ganhar ou investir. Acima de tudo, permite que ele trabalhe todo o seu potencial e descubra quais são as suas maiores habilidades.

Da mesma forma, o direito sistêmico empresarial, envolve questões de hierarquia e sensação de pertencimento no ambiente de trabalho. Ela também contribui muito no momento de recrutar e avaliar novos profissionais.

Através da constelação, é possível entender como o histórico dos fundadores e a linha de sucessão está influenciando na empresa.

Ou seja, auxilia na criação de um sistema de gestão mais equilibrado e acorde ao perfil da empresa. A fim de melhorar a relação entre empregados e gestores.

As 2 principais benesses da constelação sistêmica na área pessoal

Autoconhecimento

Ele é importante por quê? Porque, através dele, você reconhece suas forças, virtudes e pontos de melhoria também.

O autoconhecimento, auxilia a identificar a origem das emoções. Com isso, entendemos a maneira como agimos e pensamos. Dessa forma, é possível evitar situações de estresse, agrura e doenças.

Ajuda a descobrir, e com isso, respeitar nossas limitações, trazendo maior qualidade de vida, não só pessoal, como também, profissional.

É possível citar ainda muitos outros benefícios, como por exemplo, o aumento da resiliência, melhor escolha de metas e objetivos. Como resultado desse processo, tem-se clareza quanto a nossa missão de vida e o nosso propósito.

Portanto, crescemos como pessoas, deixamos nossas crenças limitantes, e com isso, iniciamos uma mudança em nossas vida.

Relacionamentos saudáveis

Primeiramente, desenvolver inteligência emocional e a empatia, são fatores essenciais para construir relações saudáveis, sejam eles, pessoais, profissionais ou amorosos.

Isso permite conhecer melhor as pessoas com as quais nos relacionamos, a fim de abrir um canal de diálogo positivo.  Ao conhecermos nosso próprio comportamento, conseguimos entender o das outras pessoas. Respeitar o outro é aceitar a sua natureza.

Portanto, aprendemos a conviver com as diferenças de maneira positiva e adir. A Constelação melhora o diálogo com as pessoas, e com isso, é possível manter relações mais saudáveis e estáveis.

Diante ao exposto, é possível perceber que os conflitos em sua grande maioria, envolvem emoções, daí a importância da constelação sistêmica, visto que, ela faz uma forte reflexão sobre a origem do conflito.

Identificar os conflitos ocultos por trás das ações judiciais, ajuda na resolução das lides e promove a humanização. O cômputo disso é a chance de restaurar de forma mais eficaz a ordem dentro da estrutura social.

Na busca pela harmonia entre as partes, o direito sistêmico tem sido uma técnica valiosa de resolução de conflitos, e de fato, com ótimos resultados.

Acesse o Blog da Arbtrato e saiba mais!

A ARBTRATO conta com profissionais qualificados, portanto, possuem compromisso com seus clientes. Acesse o nosso site e entre em contato.