Mediação online: o futuro da resolução de conflitos

Você sabe o que é mediação? Como é realizada? E como funciona a mediação online? Neste artigo serão respondidas essas perguntas. Além disso, ampliaremos as discussões de porque a mediação online é o futuro da resolução de conflitos.  

Primeiramente, precisamos compreender o que consiste a mediação. A mediação é um método extrajudicial, autocompositivo, onde um terceiro imparcial, definido como mediador, tem a função de orientar e guiar as partes por caminhos alternativos. O método é regido pela Lei 13.140/2015.

Quais são os princípios da mediação?

A autocomposição que mencionamos serve para que as partes que estão em litígio, tenham o auxílio de um profissional que irá utilizar técnicas necessárias. Alguns dos princípios que regem o método são abordados pela própria Lei de Mediação 13.140/2015, sendo eles:

  • imparcialidade do mediador: o mediador deve ser imparcial e não ter a intenção de beneficiar uma das partes;
  • isonomia entre as partes: haver um consenso para ambas as partes;
  • oralidade: comunicação entre as partes com a escuta ativa;
  • informalidade: que ocorra entre as partes, não sendo uma situação regrada, que haja naturalidade;
  • autonomia da vontade das partes: liberdade das partes de tomarem uma decisão;
  • busca do consenso: autonomia das partes para a decisão do conflito;
  • confidencialidade: as conversas realizadas juntas com o mediador, são confidenciais, somente é exposto o acordo realizado;
  • possuem o dever de agir com base em valores éticos, com comportamento mostrando lealdade, transparência e colaboração.

Assim, a mediação apresenta-se como uma alternativa muito mais eficaz, rápida e econômica na busca da solução de um conflito , podendo ser realizada por qualquer pessoa capaz e de qualquer lugar que estejam.  

A mediação online como futuro da resolução de conflitos

A mediação online vem sendo considerada um avanço para o mundo jurídico, trazendo eficácia para as soluções de conflitos, auxiliando no desafogamento do judiciário e redução de custos. Pensando nisso indicamos cinco ferramentas para auxiliar o mediador nesta conversa com as partes, para saber quais são acesse o artigo.

A mediação online é indicada para conflitos de diversas áreas, entre elas:

  • familiares, 
  • societários, 
  • trabalhistas, 
  • civis, 

Isso se dá tanto em processos de pessoas jurídicas, quanto físicas. Em algumas modalidades não pode ser utilizada a mediação,pois tem conflitos que não há como chegar em uma solução com a ajuda da mediação.

Segue abaixo artigos do nosso blog, tratando de outros temas que podem ser abordados na mediação.

Resolvendo os seus conflitos

Diversas áreas de trabalho e situações do dia a dia foram facilitadas pelo desenvolvimento tecnológico e pela expansão dos meios de comunicação. Como exemplo, temos a mediação, que trouxe a flexibilidade de haver uma conversa de maneira pacífica intermediada por um terceiro imparcial.

Podemos afirmar que a mediação para o meio de resolução de conflitos veio para trazer de certa forma um conforto para as partes, com a capacidade de abordar inúmeros assuntos seguindo suas convicções de acordo com a Lei para um melhor resultado.

A Arbtrato, a primeira plataforma de arbitragem e mediação online do Brasil realiza mediações de maneira online, com profissionais espalhados pelo mundo, atuando na área com praticidade e conhecimento. Para saber mais sobre nossas áreas de atuação com procedimentos de resolução de conflitos, acesse nosso site.

Cecilia Nunes