Mediação nas escolas

A mediação nas escolas como ferramenta de resolução de conflitos educacionais

Os conflitos escolares são acontecimentos complexos e recorrentes que podem surgir de diversas fontes, envolvendo alunos, professores, pais e administradores das escolas. Essas disputas podem ter origens variadas, desde questões acadêmicas até diferenças culturais e sociais.

Neste artigo, iremos estudar alguns dos conflitos mais comuns encontrados no ambiente escolar e como a mediação pode ser uma ferramenta eficiente para resolver essas controvérsias, promovendo um ambiente mais harmonioso e propício ao desenvolvimento acadêmico e emocional dos estudantes.

Os conflitos no ambiente escolar

Na escola, além de adquirir conhecimentos acadêmicos, os alunos aprendem a conviver em sociedade, desenvolvendo habilidades essenciais como respeito ao próximo, compreensão do mundo e fatores externos à sua comunidade, diversidade cultural e aceitação de outras diferenças.

No entanto, é inevitável que essas diferenças possam gerar conflitos no ambiente escolar, manifestando-se das mais diversas formas, como por exemplo, indisciplina, intolerância, violência e, em casos mais graves, abuso. 

Dentro do ambiente acadêmico, uma ampla variedade de interações pode dar origem a controvérsias, envolvendo alunos, professores, pais e administradores em discordâncias mútuas.

Diante desse desafio, é importante explorar estratégias eficazes para lidar com tais conflitos. Destacamos a importância da mediação como ferramenta para a promoção de um ambiente educacional saudável e harmonioso. 

Ao abordar essas questões, o intuito não é apenas resolver cada conflito, mas também incentivar o diálogo e entendimento, contribuindo para a formação integral dos alunos e fortalecendo os laços de respeito e cooperação na comunidade escolar.

Vamos tomar como exemplo uma situação comum em relacionamentos intra alunos. Os casos de abuso e violência são, em sua maioria, caracterizados como bullying. Em publicação da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar 2019, o IBGE apurou que:

23,0% dos escolares afirmaram que duas ou mais vezes se sentiram humilhados por provocações dos colegas nos 30 dias anteriores à pesquisa (Gráfico 6). Os percentuais foram maiores entre as meninas (26,5%) do que entre os meninos (19,5%). Entre os alunos de escolas privadas, a proporção foi de 22,9% e entre aqueles de escolas públicas, 23,0%.

Esse tema é frequentemente abordado dentro do ambiente escolar, uma vez que as escolas são espaços nos quais crianças e adolescentes experimentam interações com colegas,. Contudo, é comum que essa discussão seja conduzida de maneira inadequada por parte de todos os gestores escolares.

Nesse contexto, a mediação nos conflitos escolares é uma medida eficaz para pacificar as relações entre alunos e educadores,, contribuindo para uma convivência mais harmoniosa e colaborativa dentro das instituições educacionais.

A mediação nas escolas

Em primeiro lugar, é essencial conhecer o conceito de mediação. A mediação é definida pela Lei 13.140/2015 como um procedimento de resolução de disputas no qual um mediador imparcial, atuando como terceiro, facilita a comunicação e negociação entre as partes em conflito. O propósito da mediação é auxiliar as partes a alcançarem um acordo mutuamente aceitável, sem impor decisões ou soluções.

A mediação nas escolas pode ser utilizada nas mais diversas situações, incluindo casos de bullying, questões disciplinares, aspectos relacionados a métodos de educação, matriz curricular e dinâmicas de relacionamento entre alunos e professores. Além disso, ela desempenha um papel significativo nas interações entre a escola e os pais de alunos, assim como nas relações entre professores e a instituição de ensino.

A mediação é um processo que pode ser muito bem incorporado nas escolas, pois sua prática favorece o diálogo e o respeito nas relações humanas. A inovação promovida pela mediação nos ambientes escolares,  incentiva uma educação embasada em valores contemporâneos da sociedade, incentivando, assim, a pacificação nas relações dentro das escolas.

Esse método demonstra mais sensibilidade com as necessidades emocionais dos alunos, pais e professores, enfatizando a importância de ajustar constantemente os métodos pedagógicos conforme cada caso ou situação. A crescente diversidade nas escolas reforça a necessidade fundamental de adaptar os métodos educacionais para atender a esse contexto dinâmico.

Conclusão

Concluindo, a mediação aparece como uma ferramenta eficiente em meio aos conflitos escolares, oferecendo soluções adequadas para essas questões complexas. A escola é um espaço de aprendizado não apenas acadêmico, mas também social e cultural, que demanda estratégias inovadoras para lidar com as diferenças entre os alunos. 

Ao adotar a mediação, as escolas criam um ambiente de diálogo que contribui para a formação integral das crianças e dos jovens, ajustando os métodos educacionais para atender às demandas da sociedade atual.

Portanto, ao investir na implementação e promoção da mediação nas escolas, além de resolver conflitos,  cultiva-se um cenário educacional mais compassivo, inclusivo e preparado para enfrentar os desafios.

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Gabriella Abagge