O que é Mediação?

A mediação é um método voluntário de resolução de conflitos. Ele oferece aos que estão vivendo uma situação de litígio, a chance e o espaço justo para buscar uma solução.

O seu principal objetivo, é o alcance de acordos. Portanto, ele se dá em um ambiente de cooperação, onde as partes tratam sobre seus interesses.

A ARBTRATO é uma câmara de mediação, ou seja, uma instituição privada, auxiliar da justiça, que tem por objetivo administrar os conflitos que lhe são sujeitos.

A mediação é o método mais indicado em casos de relação continuada. Isso porque, ela ajuda a restaurar a confiança e o bom convívio entre os envolvidos.

Na mediação as partes são autoras de suas próprias soluções.

Dispões sobre a mediação, a Lei nº 13.140, de 26 de junho de 2015. Além de estar sob a égide do Código de Processo Civilart. 165, §3. A Lei 13.140/2015, em seu art. 2º, incisos I a VIII, traz os princípios da mediação. Quais sejam:

Mediador imparcial; isonomia entre as partes; oralidade; informalidade; autonomia da vontade das partes; busca do consenso; sigiloso; e a boa-fé.

E quanto tempo dura o processo de mediação?

As sessões têm em média, duas horas de duração. Para que seja obtida uma solução, em geral, se faz necessário, duas sessões.

Podemos citar muitos benefícios em resolver uma demanda através da mediação e com a ARBTRATO, como por exemplo:

  • Diminui o desgaste emocional;
  • Restaura o diálogo e a confiança da relação;
  • Soluções adequadas e justa ao caso;
  • Mais rapidez e eficácia na resolução de conflitos;
  • Método flexível e autônomo, ou seja, maior controle da solução pelas partes;
  • Gera soluções mais efetivas;
  • Aplicável em qualquer momento, inclusive de maneira preventiva;
  • Traz maior visão de futuro. As partes ponderam sobre o horizonte da relação;

Além disso, todas as matérias discutidas e reveladas durante o trâmite, são protegidas pela política de sigilo e confidencialidade da ARBTRATO.

A mediação pode ser aplicada em muitos tipos de conflitos, por exemplo, na área do direito do trabalho ou consumidor. Da mesma forma, pode envolver pessoas físicas ou jurídicas.

E quanto aos mediadores?

Estes são neutros: não dão conselhos, nem tomam decisões, tão só, auxiliam um diálogo positivo. Portanto, criam um meio propício à percepção das reais carências de ambas as partes.

Nesse ínterim, o mediador atua como um terceiro imparcial.

Para facilitar ainda mais o acordo no processo de mediação, a ARBTRATO é ODR (Online Dispute Resolution), isto é, trabalha através da Mediação Online. Ou seja, são realizadas as sessões através de uma plataforma online.

Dessa forma, ao invés das partes se deslocarem a um lugar físico, elas se utilizam da tecnologia, que pode ser um simples celular, por exemplo.

O método acontece em salas virtuais, portanto, basta apenas ter conexão de internet. À vista disso, adotar esse tipo de método, é mais simples, rápido e acessível.

Destarte que, acima de tudo, em época de COVID-19, também traz maior segurança as partes.

Como acontece a mediação?

Após as partes assinarem o termo de compromisso (documento que contém as regras), comparecem à mediação as partes do processo, os advogados e o(s) mediador(es). Dessa maneira, o procedimento se dá na seguinte ordem:

FASES DA MEDIAÇÃO

Primeiro – Abertura – Nesse ato inicial, o mediador relembra as partes sobre os princípios do método

Segundo – Mapeamento – Cada parte expõe a sua versão do conflito. Acima de tudo, possuem o mesmo tempo e vez de fala.

Terceiro – Interesses e necessidades – O mediador começa a conduzir a conversa para que as partes possam debater acerca da situação em harmonia, acima de tudo, mantendo o respeito uma com a outra.

Quarto – Solução – Após a conversa e reflexão sobre o conflito, as partes passam a expor as suas soluções e opiniões. Portanto, são elas as protagonistas da decisão final, através da construção ou não de um acordo.

Em conclusão, a mediação é um método notável, rápido e prático. Não é? A ARBTRATO conta com profissionais qualificados, ou seja, possuem comprometimento com seus clientes. Acesse o nosso site e entre em contato.

O Blog da Arbtrato tem muito conteúdo sobre mediação, e também, sobre arbitragem. Acesse e confira!